segunda-feira, março 26, 2007

Eu gostaria de saber...

O Homem-Gargalhada sabe muito bem o que é o mal. Certo dia, tal como um discípulo que, embora amedrontado pela presença do seu mestre ganha coragem e consegue, a custo, interpelá-lo e conduzir a situação a seu favor, perguntei-lhe: “Meu senhor, tu que sabes todas as coisas, que infatigavelmente transpões a fronteira Paris-China, que sais incólume dos trabalhos mais árduos, que partes em busca da aventura com a mesma naturalidade com que o céu continua lá no alto, que viste todos os rostos, que bebeste lava do Etna, que amaste as feras do deserto dos Tártaros, que comeste raízes na praça de S. Marcos, que, enfim, aguardas o fim dos tempos, a noite de trevas em que virá o Anti-Homem-Gargalhada e se fará justiça pela força da tua espada nesse recontro final, meu senhor, diz-me o que é o mal.” Ele soergueu o rosto, e num único gesto levou os seus finos dedos às delicadas pálpebras, passou a palma da mão pela rubra máscara e, como um Deus há muito aposentado, proferiu estas doces palavras: “Agora, neste preciso momento e com uma nitidez absoluta, eu sei o que é o mal. Se te dissesse o que ele é, eu deixaria imediatamente de o saber.” À noite, pela umbrosa calada, numa esquina sórdida de uma qualquer rua noturnamente abandonada, o Homem-Gargalhada comete um crime hediondo.

1 Comments:

Blogger Maria Ostra said...

Algazel - és tu? ;)

3/27/2007  

Enviar um comentário

<< Home