terça-feira, junho 05, 2007

Algumas Ideias Sobre o Belo: Deus fala às criaturas

Foi agradável ver como toda a arte europeia desde a queda de Roma até à queda da Europa se orientou num sentido transcendente, isto é, para fora do Homem, mesmo sem este ter que perceber porquê. Eu, daqui deste lado, fui sempre patrocinando esses devaneios. Perguntam vocês, fazendo o quê? Ora bem, fazendo dessa arte uma arte bela por si. O que é que aconteceu depois? Devo confessar que ainda nem eu fui capaz de perceber bem, mas todos deixaram de acreditar em mim, e passaram a ter a certeza de não querer ter certezas. Ora bem, a partir de agora façam tudo sozinhos, o que é o mesmo que dizer de um modo imanente. Condeno-vos a carregar eternamente a ideia do belo perdido, mas nada disto é novo. Também os Gregos abandonaram os pais olímpicos, também os persas, também os egípcios, também...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O "belo" é um dos indicadores divinos e/ou da existência de Deus?

6/05/2007  

Enviar um comentário

<< Home