segunda-feira, junho 09, 2008

Os Meus Passatempos

Hoje esteve bastante calor e não me apeteceu ficar em casa. Pensei em várias formas de combater o tédio, num dia destituído de sentido (não havia jogo da Selecção Portuguesa). A praia ficava longe, devia estar cheia de gente. Até que resolvi ir à Feira do Livro. Mas não me apetecia andar. Por isso, pedi uma cadeira emprestada e montei uma pequena banca, com a seguinte inscrição: “Sessão de Autógrafos- Com Eça de Queirós (O Autor do Crime do Padre Amaro)”. Não tive de esperar muito. Várias pessoas, ao verem o cartaz, afastaram-se da fila de autógrafos do escritor que estava ao meu lado, um velhinho careca a fazer-se passar pelo José Saramago e fizeram fila para a minha banca. Miúdas de liceu e de Institutos Politécnicos traziam livros para eu assinar:
- É para a minha mãe, que é grande fã!
E logo olhavam para mim, de relance:
- Mas olhe que nunca pensei que o Eça de Queirós fosse assim tão enxuto e xuxu!
- É por causa do Holmes Place, respondi.
Ao mesmo tempo que dava os autógrafos, pedia um donativo para a FPF (Federação Portuguesa de Filósofos).
Em breve, já estava com dores nas mãos, de tantos autógrafos dados.
Muitos homens se aproximaram, olhando-me, cúmplices, perguntando se eu conhecia a Soraia Chaves, por causa da adaptação ao cinema do meu livro.
Algumas mulheres, em contrapartida, perguntaram se eu conhecia o Gael Garcial Bernal, por causa da adaptação mexicana.
Os meus colegas do Ângulo resolveram imitar-me, e montaram também umas bancas à minha frente. O Boécio fez-se passar pelo Roberto Bolaño e o Algazel fez-se passar pelo Herman Melville. Quanto à Safo, fez-se passar pela Safo.
Acabei por me fartar e levantei-me. Ainda ajudei o velhinho que se fazia passar pelo Saramago a sentar-se numa cadeira de rodas.
Depois, fui dar de comer aos patos, num lago próximo.
Foi uma tarde bem divertida e ainda cheguei a casa a tempo do Telejornal, para ver os resumos dos jogos do dia do Europeu de Futebol.

3 Comments:

Blogger Então oh coisinha? said...

ok mas e à noite?

6/09/2008  
Blogger Lugones said...

À noite, como já lá não está muita gente, vou para a praia apanhar banhos de sol. Mas tenho cuidado, porque é a altura em que queima mais.

6/10/2008  
Anonymous Anónimo said...

Se conhecer o Gael Garcia Bernal, por favor, queira apresentar-mo. Já agora...

;)

6/11/2008  

Enviar um comentário

<< Home