quarta-feira, outubro 10, 2007

Substabelecimento

Nos mandatos judiciais, presume-se conferido aos mandatários das partes o poder de substabelecer. Com o substabelecimento, a parte passa a ficar representada por dois mandatários, qualquer deles com a plenitude dos poderes de representação.
Se o substabelecimento for sem reserva, o substituto fica com os mesmos poderes do mandatário original.

Deveria aplicar o substabelecimento nos meus contactos diários.

Hoje vou a um casamento. Não me apetece ir. Amanhã vou a um jantar de anos. Detesto todas as pessoas que vão estar presentes. Para a semana, tenho de ir a um almoço com a família toda e respectivas criancinhas. Apetece-me envenenar-lhes os pratos. Arranjaria muito menos problemas se fizesse substabelecimentos em todas estas situações.

Exemplo de substabelecimento para festas de anos de pessoas que não me interessam para nada:
Sem reserva, substabeleço no Exmo. Senhor Ângulo Algazel, contribuinte nº1234567, residente no Deserto dos Tártaros, os poderes que me foram conferidos pelo aniversariante, para os exercer no jantar do dia Y, que corre trâmites no Restaurante Z.
Estes poderes incluem os de contar anedotas, declamar poesia, ser engraçado, espirituoso, simpático e educado. Os poderes incluem ainda os de comprar uma prenda a meu bel-prazer, pagar a minha conta do restaurante e dar boleia aos outros convidados e ser o mais prestável possível com os mesmos.
O Convidado
Ângulo Lugones

Ou outro, mais geral:
Sem reserva, substabeleço no Exmo. Senhor Homem-Gargalhada, sem número de contribuinte e com residência na fronteira Paris/China, os poderes que me foram conferidos pela Sociedade Civil, para os exercer durante dias indeterminados, que correm trâmites um pouco por toda a parte.
Estes poderes incluem os de fazer a barba, vestir roupa aprumada, trabalhar, participar nas conversas mostrando um ar interessado, ser prestável, sociável, amável, desenrascado, ter opiniões próprias e fazer com que as mesmas sejam ouvidas, discutir, criar, sorrir e ir ao ginásio fazer, pelo menos, 30 minutos diários de passadeira rolante e 100 flexões.
Os poderes incluem ainda os de escrever o que o Exmo. Senhor Homem-Gargalhada quiser, neste modesto blog.
O indivíduo
Ângulo, singelamente ao seu dispôr

3 Comments:

Blogger Maria Ostra said...

Cheio de espirito, como sempre! :D
Isso é que era ter a vida facilitada, aiiii!!!

10/10/2007  
Blogger Maga Ostrológica said...

Ah, Sr. Ângulo, sempre à espera que alguém oualgo lhe facilite a vida...
Mexa-se, mexa-se! Desembarace-se!!
;)

10/10/2007  
Anonymous Anónimo said...

O Sr. Ângulo de dia é misantropo,
e à noite é allegro, ma non troppo.

10/10/2007  

Enviar um comentário

<< Home