domingo, novembro 18, 2007

Um gostinho especial

Algazel: E se eu não tivesse gostos, H.G.?

Homem-Gargalhada: O que é que queres dizer com isso?

A: Quero dizer que os gostos só podem ter duas origens, que ainda assim se resumem a uma só. Os gostos por imposição materna, ou seja, o gosto que bebes no leite materno, tudo aquilo que te alimenta sem que tu ainda sejas consciente do que te alimenta; e os outros, aqueles para que te inclinas quando passas a ser tu o senhor da tua boca. Duvido é que seja possível separar estas duas fases do gosto.

H.-G.: Ah, já estou a perceber...

A.: Quanto ao primeiro caso, a única coisa a fazer quando não se gosta do que vem no leite materno é chorar, berrar, espernear, e rejeitar assim o que te metem pela goela abaixo quando ainda és suficientemente inerme para reagires com a violência devida à recusa total. O segundo caso, o caso dos gostos que vêm com a tua plena decisão, bem, nesse caso a única coisa que me parece real é a reacção àquilo que tu já és e não tiveste coragem de abandonar. Como se não tivesses fugido de casa na altura certa e depois andasses a espiar esse pecado o resto da tua vida...

H.-G.: Sempre tão radical, Algazel. Mas não compreendi muito bem. E comigo não precisas de usar esses rodeios da linguagem, sê directo e diz-me o que queres dizer.

A.: Apanhaste-me. É verdade que abomino o que permiti que me enfiassem pela goela, e por mais que eu fuja, é sempre o sabor pútrido, o fedor da comida dos meus primeiros anos que me vem à garganta quando menos estou a contar com ele. Por mais que faça curas milagrosas no deserto ou jejuns dignos de artista da fome, sei que nunca sairei deste mundo tão puro como deveria. Isso é triste, pelo menos para mim.

H.-G.: Não é nada triste, é preciso comer um pouco de tudo para saber o sabor do mundo.

A.: Isso é verdade quando quase não se morreu por intoxicação alimentar em algum momento.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Come e cala!

11/19/2007  
Anonymous Anónimo said...

Parece que tudo começa pela boca: o gosto e a assimilação/acomodação do mundo...
Parece-me bem...

11/19/2007  

Enviar um comentário

<< Home