segunda-feira, março 31, 2008

As Resoluções do Romualdo

Caro Leopoldo Lugones,

Após aturado estudo e muita meditação, cheguei à conclusão de que não rejo os meus contactos pessoais da melhor forma possível. Porquê? Acima de tudo, por causa de um problema de compreensão e de falta de comunicação com os outros. Assim, a partir de hoje, utilizarei um novo sistema, roubado directamente do Messenger, vulgo MSN, aquela maravilhosa forma de comunicação virtual, onde posso estar com os meus amigos sem ter de lhes ver as trombas e acabar com uma conversa se me apetecer, ao dizer que vou ali e já não volto.

Assim:
Criei um cartão cinzento e outros verdes, com uns bonecos iguais aos do MSN, que tenho no bolso das calças, e que colocarei na lapela do meu casaco, presos com um alfinete, conforme os casos.

Vejamos:

Boneco nº1, com cor cinzenta- corresponde ao "aparecer como offline"- usarei esse boneco quando não quiser falar com ninguém. Andarei por aí, pelas ruas da cidade, para ver sem ser visto. E se alguém se deparar comigo no metro, dirá: "olha o Romualdo!", mas, logo de seguida, olhando para a lapela do meu casaco, exclamará: "Oh! Que pena! O Romualdo não está!". E eu continuarei no meu lugar, a ler sossegado as magníficas crónicas do Destak.

Boneco nº2, verde, com um sinal de trânsito proibido por cima- corresponde ao "ocupado".
Trocado por miúdos, os outros podem ver que eu ando por aí, vêem: "olha o Romualdo, anda por aí!" Mas estou ocupado. E se o meu vizinho de cima me aborrecer, de novo, à porta do meu prédio, quando quero passar, direi: "Senhor Antunes, estou ocupado, lamento imenso!"
E o Senhor Antunes, consciente do seu erro crasso e da ignomínia da sua conduta, exclamará, em jeito de desculpa: " Oh! Mil perdões, Senhor Doutor! O Senhor Doutor trabalha demais, não o importuno!"

Boneco nº3, verde, com um relógio por cima- correspondente ao "ausente". Ou seja, estou por aí, mas não neste momento. Este boneco será aplicável naquelas ocasiões, no café, quando os meus interlocutores estarão, como sempre, a falar imenso dos seus problemas ou dos seus feitos ou traumas de infância e farão uma pausa, dizendo: "Romualdo, não me estás a ouvir!!"
E eu, muito calmamente, depois de pigarrear um pouco, responderei: "Oh!Oh! Acaso não reparam, pelo boneco que está na lapela do meu casaco, que eu me encontro ausente?"
E os meus amigos, envergonhados pela sua conduta impertinente e acalorada, dirão: "é verdade, Romualdo, desculpa!". Se estiver bem-disposto, retorquirei: "não faz mal! Olhem, agora coloquei o boneco de "Volto já!"
E pronto! São estes os sinais que melhorarão a minha comunicação com o mundo!
Ainda posso acrescentar alguns, como este:

Assim, quando me contarem uma piada, escuso de trabalhar os meus músculos faciais. Basta este boneco.
Ou, no aniversário de alguém, coloco na lapela o boneco com uma "prenda". Fica a intenção, que é o que conta mesmo.
E assim sucessivamente. Haverá o dia em que deixarei de esboçar qualquer expressão facial ou oferecer o que quer que seja a alguém.
Bastam-me estes bonecos, que tenho bem guardados no bolso das calças, encadernados, para não se molharem, num dia de chuva mais forte.
E agora me despeço
Cumprimentos,

Romualdo Castelo





17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

AHAHAHAH genial!!lol

4/01/2008  
Anonymous Anónimo said...

Como sempre, O Romualdo não se quer é chatear. Dá trabalho e nem sempre compensa...
O Romualdo devia viver numa caverna, como um eremita. Aí, talvez fosse feliz: ninguém esperava nada dele.

4/01/2008  
Blogger Maga Ostrológica said...

Realmente...para ti deve ser o mais adequado...
Podias arranjar um (talvez ainda não haja no MSN) que transmita que tudo o que estás a dizer é mentira.
Seria muito útil! As pessoas podiam assim usar o boneco "fala p'raí", nessas ocasiões.

4/01/2008  
Blogger E. A. said...

Interessante...
Evoca a apatia da juventude pós-moderna e as discussões de café destes dias, a propósito de um fatídico vídeo. :) (real smile)

4/01/2008  
Blogger Então oh coisinha? said...

Hmmmmm tu tentas ser assim mas depois estás inevitavelmente de antena no ar.No fundo és um coração mole que está lá para todos...
Lugones é da malta!

:P

(então, consegui deitar a teoria por terra?)

4/02/2008  
Anonymous Anónimo said...

Epá, o/a "então oh coisinha" ganhou! Eu concordo com ele/a.
:P
Mas tenho que acrescentar que o Romualdo está lá para todos, mas só para não desiludir.
Ele só quer ser amado, o fofinho. ;P ;P ;P

4/02/2008  
Anonymous Anónimo said...

Realmente..."então oh coisinha?" deve conhecer bem Lugones.
Está lá mesmo para todos!
Eu não o conheço bem! Mas se todos o dizem...



Ass: De se lhe tirar o chapéu

4/02/2008  
Blogger Então oh coisinha? said...

De se lhe tirar o chapéu e Stay Stick

Não conheço o lugones.Mas sou muito à frente!Além disso, apeteceu-me ser do contra...:)

4/02/2008  
Blogger Lugones said...

Agradeço aos caros leitores os seus comentários, que são deveras interessantes.
Moleiro & Silva Lda, ainda bem que gostaste! Volta sempre!
Papillon, acertaste na mouche, foi exactamente esse o objectivo dos Administradores deste blog, ao colocarem este post!
Resolvémos colocá-lo, com a conivência do nosso amigo Romualdo, após deliberação em Assembleia Geral, ocorrida no passado Domingo.
Oráculo, o Romualdo não quer é incomodar, coitado! Mas ele até gosta das pessoas, acho que a vida na caverna seria demasiado dura para o moço!
Maga, falei ao Romualdo da tua sugestão, mas esses kits de detectores de mentiras estão esgotados, tal como os do "fala praí".
Coisinha,tens toda a razão, o Romualdo é um coração mole, coitadito, e só diz estas coisas da boca para fora, pois é muito sensível!
Stay sick, também acertaste na mouche, o Romualdo só quer que o amem, pobrezito!
De se lhe tirar o chapéu, não conheces bem este modesto escriba?
Bem, este comentário já está longo, e já estou como o Romualdo- não quero é incomodar!
Saudações para todos

4/03/2008  
Blogger Maria Ostra said...

Correcção, mas que faz toda a diferença:O Romualdo "prefere" não incomodar.
;))

4/03/2008  
Blogger E. A. said...

ahahahah...
Se o Romualdo n quer incomodar ninguém, o Lugones parece querer agradar a toda a gente!
Até nos comments o Low é um bacano! ;) (blink of an eye)

4/03/2008  
Blogger Lugones said...

É verdade, sou um vendido, quero agradar aos meus comentadores!
Mas tentei dar um certo humor ao meu comentário, e ser o cúmulo do "bacano" e simpático!
Caros leitores, tenham uma magnífica tarde de Primavera!

4/03/2008  
Anonymous Anónimo said...

Aaaaaaaaaahhhhh! Não me digam que é sempre a mesma pessoa????Lugones, Low e Romualdo?!!
Estou...oh...que tontice...nunca diria!
Não, de facto não conheço o escriba! É muito misteriooosooo!
Mas, que interessa!? Tem a quem agradar! E a quem agrade.

Ass: de se lhe tirar o chapéu

4/03/2008  
Blogger Maga Ostrológica said...

Até pensei que te esquecias desta humilde Ostra!!
Mas compreendo..as luzes da ribalta... E há que dar prioridades!
Mas esquece o detector de mentiras...És tão engraçadinho, fofinho,um encantozinho...inho, inho! Oh! Um amor!

(também colocaria agora um daqueles smiles, adequados, mas..)

4/03/2008  
Blogger E. A. said...

Lugones,

N precisa de sublinhar as suas intenções! Percebi a sua ironia no comentário! É pela sua subtileza e criatividade que o visito!
Um bom dia!

4/04/2008  
Blogger Então oh coisinha? said...

O lugones é um xuxu.

4/04/2008  
Blogger Maga Ostrológica said...

Ah ah ah!
Xuxu é fabuloso! Adorei! ;D

4/04/2008  

Enviar um comentário

<< Home