domingo, outubro 05, 2008

A Propósito de Dinis Machado

Falou-se da morte de Dinis Machado, um pouco por toda a blogosfera, e pela imprensa escrita.
Não me vou estar a alongar, com mais repetições sobre a vida deste escritor. Vou apenas ressaltar alguns factos:

1- Dos livros publicados em vida por Dinis Machado (que são 7, salvo erro), encontram-se disponíveis, para a leitura do grande público, dois (O Que diz Molero- Edições Bertrand; A Mão Direita do Diabo- Assírio & Alvim). Destes livros, "A Mão Direita do Diabo", foi publicada muito recentemente.

2- Serão relançados, brevemente, pela Assírio & Alvim, mais dois livros seus (Requiem Para D. Quixote; Mulher e Arma Com Guitarra Espanhola).

3- Os restantes livros estão votados, desde há muito tempo, ao esquecimento absoluto.

Confesso que, de Dinis Machado, apenas li "O que diz Molero". E li-o depois de me ter sido recomendado por uma pessoa que me disse que se tratava de um dos 3 Melhores Romances Portugueses do Século XX.
Não posso dizer se partilho, ou não, da sua opinião. Posso apenas afiançar-vos de que se trata de um Extraodinário Romance. Fico feliz por tê-lo lido antes da morte do seu Autor.

Deixo-vos com dois Fait Divers, relacionados com este livro:

1- O primeiro vencedor do concurso "Quem Quer Ser Milionário" que decorreu por volta de finais dos anos 90, respondeu correctamente à última questão, que valia cerca de 75.000 Euros, mas teve de recorrer a uma ajuda. A pergunta era: quem escreveu "O que diz Molero"?

2- Em meados do início deste ano entrei na Livraria Bertrand, no Chiado (A Editora de "O Que Diz Molero") e perguntei ao funcionário em que prateleira é que estavam os exemplares deste livro. O funcionário não conhecia a obra e perguntou a outro funcionário mais experiente se me poderia ajudar. O funcionário mais experiente, depois de consultar o computador disse-me, como se estivesse a falar de uma obra raríssima: "pois, não temos, de momento, nenhum exemplar....sei que ele foi reeditado o ano passado....tente noutra loja Bertrand".
À saída, nas montras, estavam, em grande destaque, vários exemplares do novo lançamento da Editora Bertrand: A Biografia do Tony Carreira.

Triste destino do chamado "Primeiro Best Seller da Democracia Portuguesa".

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tem bastante a "tua cara", Dinis Machado, há que dizê-lo com toda a frontalidade.
"O que diz molero" tem partes muito boas...trágico-cómicas, talvez...
"A mão direita do diabo" nunca li, mas sei que anda perdido num estante, em casa do meu pai...

10/06/2008  
Anonymous Anónimo said...

O Tony CarreirA é... um homem de carreira, tal e qual como o seu nome indica, meu.
Já devias saber que neste Portugal dos pequenitos basta saber cantar aos (des)amores para se encher os bolsos.
Vou já afinar a gargantaaaa, ou i ou ai!

10/08/2008  

Enviar um comentário

<< Home