segunda-feira, setembro 01, 2008

O Espólio do Desaparecido Romualdo Castelo

Continuam a ser descobertos escritos de Romualdo Castelo, cujo paradeiro se desconhece, desde que, há cerca de um ano e meio, partiu em busca da neta de Cesárea Tinajero.
Romualdo Castelo tinha publicado, até àquela data, um Romance (Os Tenores Malignos), e um Livro de Contos (O Riso Diagonal), além de vários poemas dispersos em diversas casas de banho públicas do país inteiro.
Vêem agora a lume diversos textos seus, até agora inéditos, e que foram disponibilizados pelos seus amigos. Assim, e até ao final deste ano, serão publicados pelas edições Paris/China, as seguintes obras:
1- “Mails de Amor” (com lançamento previsto para finais de Setembro)- segundo Jodi Galo, o biógrafo de Romualdo Castelo, estes mails de amor “lançam um novo olhar sobre a personalidade do autor, e mostram que este era um homem sensível, capaz de criar ternas palavras, arrebatadas de paixão” .
2- “Correspondências de Messenger, Trocadas Com Amigos” (com lançamento previsto para meados de Outubro)- nestes textos, teremos contacto com o “pensamento directo, sem filtros, ou correcções posteriores por parte do escritor. Os temas versados em conversas de Messenger passam pela realidade quotidiana mais prosaica, como os momentos em que o autor diz aos amigos que vai jantar e já volta, até pensamentos mais profundos, como temas versando sobre a morte ou preocupações monetárias”.
3- Sairá também, até ao fim do ano, o primeiro volume de contos extraídos das famosas Pen Drives, encontradas numa gaveta na casa do autor. Segundo os entendidos, a catalogação do material encontrados nessas Pens Drives deverá demorar ainda alguns meses a ser concluída. Para já, sairá o Primeiro Volume: “Contos da Nashua Media Products 2GB N830”.
Suspeita-se ainda que Romualdo Castelo seja o autor de, pelo menos, 2 blogs. Há um terceiro blog que está a ser analisado por especialistas, para se saber se a sua autoria é, de facto, deste escritor.

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Lugones:
Desde 21 de Julho que o Exmo. Senhor só teve 1 (UM!!!) comentário aos seus posts!
Parece-me óbvio que isto quer dizer uma coisa: a sua escrita entrou numa fase de irrelevância absoluta, que afugentou todos os seus anteriores leitores. Este post, ainda por cima, parece gozar veladamente com todas aquelas pessoas que se esfalfam a trabalhar na Casa Fernando Pessoa, a trabalhar no espólio deste escritor (que gracinha a sua, comparar a arca do grande Pessoa com uma gaveta para guardar Pens....).
Lugones, acho que devia mudar o rumo da sua escrita e dedicar-se a outras coisas, como a escrever receitas de culinária.
Cumprimentos cordiais

9/02/2008  
Blogger E. A. said...

Ahahah! Que maldade, Sr. Nando!
Eu continuo a ser fã do Lugones, apesar de n ter tanto tempo para brincar aos blogues.
Aproveito para anunciar, ao caro Lugones e demais autores e comentadores do Ângulo, o meu novo espaço virtual, que espero conseguir mantê-lo vivo de forma interessante e frequente.
http://levitatis-officina.blogspot.com/

Até breve

9/03/2008  
Blogger Lugones said...

Cara papillon, bem-vinda de volta, já estávamos com saudades suas!
Vou visitar o novo blog!
até breve

9/04/2008  
Blogger Lugones said...

Caro Joaquim Nando:
O facto de não haver comentários, não significa que não haja leitores. Conheço umas 3 ou 4 pessoas que continuam a ler o Ângulo!
E as suas questões levantam alguns problemas interessantes. De que será composto um blog, e um post? Será que os comentários a um post deverão ser considerados parte do mesmo? E em que se traduzirá a relevância de um blog? Pelo número de comentários a cada post? Se for o caso, poderemos fazer 30 comentários, só a este post. Os comentários poderão cingir-se a uma troca de impressões entre nós os dois.
Mais: eu até poderei criar um comentador. Eu até poderia ser o Joaquim Nando, e estar a fazer um diálogo fictício entre 2 pessoas, só para criar um pouco de polémica neste blog.
Até poderia criar vários bloggers, e criar uma discussão entre 5 pessoas, e fazer 50 comentários a um post...
Bem, Joaquim, por agora fico-me por aqui, uma vez que espero nova resposta sua, para responder novamente, e fazer um post bem sucedido, com muitos comentários!
Cumprimentos cordiais

9/08/2008  
Blogger Então oh coisinha? said...

low

concordo, onde é que se assina?

;)


Espero que o Joaquim Nando nao nos decepcione.

9/08/2008  
Anonymous Anónimo said...

Caro L. Gones,
parece-me que cada blogger pode decidir, dentro da sua esfera de autonomia privada, o que pertence, ou não, a um post. Temos exemplos de bloggers que não permitem comentários, ou bloggers que os apagam pouco tempo depois. Há ainda aqueles que só permitem comentários "a azul", ou seja, de outros bloggers (que podem ser, claro está, fictícios). Pode, ainda, haver uma filtragem (comentários sujeitos a aprovação). Esta pré-decisão dos bloggers cria, assim, um tipo específico de post.
Por outro lado, existem os posts que permitem comentários totalmente livres (o caso do ângulo). Nestes exemplos, parece-me que os posts são uma obra inacabada, pois estão sempre dependentes de um comentário futuro. Deste modo, e respondendo à tua pergunta, no caso do Ângulo, parece-me que os comentários fazem parte do post. Deste modo, uma ausência de comentários representa uma característica específica do post.
Por outro lado, e em relação à segunda parte do comentário, agrada-me a ambiguidade das relações comentador/autor, que são aumentadas devido ao anonimato dos blogs, em geral.
O ideal seria haver uma indiferenciação absoluta entre a pessoa do criador e a do comentador, que se confundiriam.
Em resumo, Low, eu queria escrever um post do Ângulo!!!
Fala com os teus colegas do blog e dá-me uma resposta!
Com os melhores cumprimentos,
O fã confesso do Buécio, Low, Alga e Safinha
O humilde servidor
Joaquim Nando

9/09/2008  
Blogger Lugones said...

então oh katy,
assinas no teu próximo comentário, mas tens de assinar a cor de rosa e em letra tamanho 25! :)

joaquim nando,
estive a falar com os meus colegas de blog, e eles aceitam dar-lhe uma oportunidade, para poder escrever um post para o Ângulo.
Contudo, como não pretendemos divulgar-lhe a nossa identidade secreta, nem fornecer-lhe nenhum mail, terá de obedecer às seguintes regras:
1- na próxima quarta feira, dia 10 de Setembro, às 17 horas em ponto, o Senhor Joaquim Nando deixará, se quiser, um envelope fechado, endereçado ao Ângulo Saxofónico, na Rua Luz Soriano (Bairro Alto), junto a um caixote do lixo, em frente à Interpress. O envelope conterá, numa folha, por escrito, o post que pretende submeter ao Ângulo.
2- O Senhor Joaquim Nando deixará aí o seu envelope, contendo o post e terá de seguir logo, sem olhar para trás, em direcção do Largo do Calhariz.
3- Um dos membros do blog (ainda não sabemos qual deles), que envergará uma máscara de Homem-Gargalhada, encarregar-se-á de apanhar o envelope.
4- Se acharmos o conteúdo do envelope minimamente aceitável, publicaremos o post do Senhor Joaquim Nando, sem alterações.

Cumprimentos cordiais

9/09/2008  
Blogger Então oh coisinha? said...

Poldinho

tens-me em tão boa conta! lol claro que assino. Em cor-rosa e com corações!


:)

9/09/2008  
Blogger Então oh coisinha? said...

e florzinhas tb!

9/09/2008  
Blogger Então oh coisinha? said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9/09/2008  
Blogger Então oh coisinha? said...

Joaquim Nando se fosse a ti cagava para a cena e dizia que tinha mais que fazer. lol só o trabalhão.

Ainda por cima no bairro alto.Que previsivel..

9/09/2008  
Anonymous Anónimo said...

então oh coisinha, é verdade que me dá um certo trabalho, mas não quero perder a oportunidade de escrever um post para o blog mítico "Ângulo Saxofónico"!

Caros Lugones, Boécio, Algazel e Safo:
contem com o meu texto amanhã!

9/09/2008  
Blogger Lugones said...

Coisinha,
a cor de rosa e com florzinhas fica óptimo!
Previsível, no bairro alto, a meio da tarde? Já se sabe, nós temos pouca imaginação!
Cá para mim, também queres escrever um post para o ângulo!:),

Nando,
amanhã lá o esperaremos. Nada de avisar a polícia, nem de levar armas escondidas!

9/09/2008  
Blogger Então oh coisinha? said...

Poldinho não tens pouca imaginação. No entanto, eu esperava mais de ti nao altura de escolheres o sitio...Há muitos sitios porreiros: chelas, martim moniz..etc As hipoteses da policia se baralhar são maiores..

9/10/2008  
Blogger Então oh coisinha? said...

ou então ao pé de um banco..estão na moda...

9/10/2008  
Blogger Lugones said...

É verdade, mas os membros do ângulo são criaturas indolentes, não nos apetecia ir para Chelas ou para o Martim Moniz, só para apanhar um texto de um tipo chamado Joaquim Nando!
A escolha do local deveu-se apenas a motivos de comodidade.

9/10/2008  
Blogger Então oh coisinha? said...

ahahaha

estou ansiosamente à espera do texto do Joaquim Nando!

9/10/2008  

Enviar um comentário

<< Home