sexta-feira, novembro 28, 2008

Um Importante Comunicado

Recebemos hoje o seguinte texto, por email, que publicamos na íntegra, respeitando a vontade dos seus autores:


Caros autores do blog “Ângulo Saxofónico”:
Faço parte da Alta Autoridade para o Controlo da Qualidade dos Blogs Nacionais (AACQBN), um Órgão Cibernáutico, composto por representantes dos blogs portugueses mais importantes, ou seja, aqueles mais antigos, com muitos comentadores, grande repercussão na blogosfera, que aparecem em entrevistas e artigos de revistas sobre blogs portugueses, fazem jantares, todos os anos, numa qualquer ilha do Pacífico e que, de vez em quando, publicam em livro os posts publicados anteriormente no blog.
Como não há legislação publicada sobre a blogosfera, limitamo-nos a fazer Pareceres e Recomendações, que não são vinculativos, mas que têm o grande peso da nossa Doutrina e Saber.
Faço toda esta introdução a propósito do último post do vosso blog, “surfing for Moranguline”, que me chamou à atenção, e me suscitou alguma apreensão e colocou certas dúvidas. Vamos por partes:
1- Ok, percebo que tudo isto não passa de uma ironia, contra a alienação da juventude (ou seja, da faixa etária que vai dos 10 aos 40 anos) e contra o novo espírito e filosofia das empresas (proactividade, etc). Contudo, como se viu pela recente polémica acerca das afirmações de Manuela Ferreira Leite, há certas coisas com as quais não se pode fazer ironia. São assuntos delicados, percebem? Estamos a falar do estado de alma da juventude, e das suas dificuldades em singrar no mercado de trabalho. Não se pode brincar com assuntos desses. Porque é que não fazem ironia com os resultados do futebol da Selecção de Portugal? Ou com o computador Magalhães? Ou com os No Name Boys? São temas que podem originar rábulas divertidas, e que dispõem bem as pessoas! Resumindo, ironia sim, mas só de vez em quando e em matéria não delicada.
2- Os autores deste blog têm um nome estranho. Desculpem lá, mas não acredito que se chamem Boécio, Algazel, Safo ou Lugones. Por isso, não têm a coragem de dar a cara, perante matéria tão polémica. Quem são vocês? Digam o nome, morada, para a polícia vos contactar mais facilmente, caso algum jovem influenciável cometa alguma matança em algum liceu, e seja preciso instaurar um processo judicial perante os Senhores (as).
3- Não é bonito gozar veladamente com uma figura pública (Fernando Alvim). Poderiam dar-lhe um nome diferente ou, então, um nome parecido, como acontece naqueles jogos de futebol de computador (por exemplo, Fegnando Almim). Os leitores saberiam de quem estaríamos a falar, mas não haveria uma relação directa.
Há mais problemas, mas para já, fico-me por aqui. O melhor seria mandarem-me o vosso próximo post para o nosso correio electrónico, que eu responderia com um Parecer, ou sublinharia a azul as partes do post que julgaria passíveis de serem mudadas. Até posso dar recomendações! Acreditem, gosto de humor, de uma boa rábula ou um bom boneco televisivo, mas há que ter cuidado para não ferirmos susceptibilidades. E vocês até podem ser citados fora do contexto, e serem acusados de incitação à violência!
Abraço
João Pedro Jorge, acessor e crítico da AACQBN, liderada por Pedro Ameixia (*)

(*) Advogado, crítico de cinema, literatura, pintura, escultura e outros tipos de artes, poeta, cronista, blogger, encenador, especialista em Fernando Pessoa, programador, director da AACQBN, etc.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

LINDO!
:D
Entre o vale de lágrimas, o vale dos lençóis e o vale do riso, (este inventei agora, mas não há problema nenhum), prefiro os dois últimos.

Pode continuar, Lugones.

11/28/2008  

Enviar um comentário

<< Home