segunda-feira, janeiro 26, 2009

Não obituários de pessoas desconhecidas- 1- O Zé Manel

Hoje não morreu José Manuel da Silva. José Manuel da Silva tem 47 anos e desempenhava, e ainda desempenha, à hora do fecho deste post, o trabalho de Técnico Informático, numa Empresa do Centro de Lisboa.
José Manuel da Silva nasceu em Outubro de 1961, numa aldeia do Interior Ribatejano, e é o mais novo dos três filhos de António José da Silva e Silva, e Maria da Conceição Perpétua Silva e Silva, agricultores de profissão e vocação.
Desde cedo, José manifestou paixão pelas tecnologias. Aos 10 anos, arranjou pela primeira vez o tractor do seu pai, que se tinha avariado, ao chocar contra um eucalipto. Na altura, vaticinavam-lhe um futuro brilhante como Técnico Agrícola, e os grandes proprietários da região começaram a fazer-lhe propostas de trabalho.
Contudo, o dia 19 de Maio de 1981 mudaria para sempre a sua vida. Nesse dia, enquanto José Manuel lia o jornal, no Café Central da sua povoação, leu um artigo sobre o jovem Bill Gates, e sobre o universo dos computadores.
Diz quem o viu, que José Manuel ficou com “um brilho no olhar” (Testemunho de Acácio Padeiro), e que queria “meter-se no negócio dessas geringonças”.
Os pais não aprovaram a sua ideia, e José Manuel saiu da aldeia, para se fixar na cidade de Lisboa, como Jardineiro de um Engenheiro.
Esse Engenheiro já tinha um computador. José Manuel, quando ninguém o via, ligava-o, e ficava a olhar, fascinado, para o ecrã.
Em poucos anos, aprendeu a linguagem Pascal, a usar o MS-Dos, e a fazer os seus próprios programas informáticos.
A partir daí, foi uma ascensão até ao topo de carreira. Comprou o seu primeiro computador em 1989, e entrou no mesmo ano para os quadros de uma empresa informática, cargo que desempenha até aos dias de hoje, com honra, e lealdade.
Casou-se, e tem dois filhos. Os seus amigos gabam-lhe o carácter.
Aqui fica o depoimento de Luis Aguiar, companheiro de idas ao futebol: “O Zé Manel é um grande amigo. Paga sempre uma rodada ao pessoal, sempre que sai do trabalho. Os computadores não lhe deram a volta a cabeça, continua o mesmo Zé de sempre”.
O sonho de José Manuel é montar a sua própria companhia. Para isso, nas horas vagas, entretém-se a inventar logótipos, para o seu futuro projecto, que já tem um nome: ZéMané e Associados, Sociedade Informática Lda.

Hoje também não morreram: Maria Elisa Fernandes, 23 anos, Operadora de Telemarketing; Hugo Sequeira, 50 anos, Empresário; Laurinda Carvalheiro e Bastos Macedo e Mello, 64 anos, Socialite; Amílcar Guerreiro, 40 anos, Personal Trainer.

7 Comments:

Blogger Ninguém said...

ZéMané é que é! Estes pais dão cabo dos snhos dos filhos, pá! Mas pronto, Zé mané lá se foi safando.

;)

1/27/2009  
Blogger Algazel said...

Tás lá, puto.

1/27/2009  
Blogger Fräulein Else said...

Fingimos todos os dias que a nossa vida é interessante e, por isso, digna de ser vivida. O espectro da banalidade, contudo, aparecerá.

Muito bom!

1/29/2009  
Blogger Lugones said...

Às vezes espreito aqueles blogs muito populares, com centenas de comentários. A certa altura, o autor do post acaba por fazer os agradecimentos habituais, de fugida, em longas respostas, onde responde às duzentas pessoas.
Como um dos autores deste pequeno blog, saúdo agora os queridos leitores- a caríssima Ninguém; o camarada Algazel e a sempre pertinente Fraulein Else!
O espectro da banalidade paira também, sempre, teimosamente sobre a minha cabeça, e sobre este blog cerebral místico palaciano, quase-desconhecido; mas tentamos afastá-lo, por pequenos instantes, em não obituários, e versos para música pop iritantes! :)
Saudações cordiais

2/01/2009  
Blogger Fräulein Else said...

Ahah! Mesmo q n fosse "pertinente", o tom profético e o estilo aforístico ficam sempre bem. É o look pós-moderno. ;)

Falta um D em "deconhecidas".

2/01/2009  
Blogger Fräulein Else said...

e faltou-me um S a mim.
de sirigaita.

2/01/2009  
Blogger Lugones said...

Mui prezada Sirigaita (com S grande, e respeitosamente):
Já corrigi a gralha do título, estive que tempos a ver onde é que tinha escrito esta palavra!
De qualquer forma, também não me parece que ficasse mal o Título Anterior, mas com alguns acrescentos, do género: "Não obituários de pessoas- Desconhecias??" ou "Não obituários de pessoas-1)desconhecias o Zé Manel?".
Mas isso fica para uma próxima oportunidade :)

2/01/2009  

Enviar um comentário

<< Home