quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Auto da Providência Divina- 1ª Parte

Roberto ia sozinho, aos comandos do seu pequeno avião, quando um bando de perdizes entrou no motor do aparelho, obrigando-o a fazer uma aterragem de emergência. Apesar de ter aterrado são e salvo, apenas com algumas mazelas, o seu futuro não augurava nada de bom. Isto porque aterrou mesmo no meio do deserto, no local da confluência entre 3 caminhos de terra batida. Para além disso, Roberto viajava sem mantimentos. Neste momento de aflição, sem saber qual dos caminhos tomar, e sem rede no seu telemóvel, procurou o único tipo de auxílio possível: a Ajuda Divina.

Começa aqui a nossa pequena Peça, a que daremos o nome de Auto da Providência Divina

Roberto (benzendo-se)- em Nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo!


Roberto concentra-se e fecha os olhos, tentando entrar num recolhimento espiritual. De repente, começa a ouvir uma suave melodia celestial.

Roberto- Oh! Maravilhosa melodia Divina! Deus! Deus! És Tu, que na Tua Infinita Bondade e Misericórdia, me Vens dar a mim, um membro tresmalhado do Teu pobre rebanho, um pouco de alento, nesta hora tão difícil?

A melodia continua

Roberto- Deus! Tu, que És Infinitamente Santo,Tem compaixão deste Teu miserável descendente, verme desprezível, criatura pecadora e pecaminosa, e que está tão desesperado neste momento!

Nisto, a melodia interrompe-se e ouve-se uma voz monocórdica

Voz monocórdica- esta é a linha de Serviço de Atendimento ao Cliente da Providência Divina. Devido ao facto de haver muitas solicitações neste momento, o seu pedido de ajuda é capaz de demorar um pouco mais do que o habitual. A sua oração é muito importante para nós. Por favor, aguarde.
Roberto (desesperado)- Deus! Sei que me esqueço de Ti, não faço as minhas orações diárias, não dou dinheiro aos pobres, mas Ouve este meu pedido, por favor!
Voz monocórdica- A sua oração é muito importante para nós. Por favor, aguarde
Roberto- Deus!! Tem a bondade de me auxiliar!

A melodia continua, até ser interrompida, de novo, pela voz monocórdica.

Voz monocórdica- seja bem-vindo ao Serviço de Atendimento da Providência Divina! Para maior garantia de segurança, a sua oração será gravada nos Registos Divinos. Grite o seu pedido! Se for uma simples oração para obter bons resultados em exames, desafios de futebol, ou em encontros amorosos, grite….
Roberto (falando ao mesmo tempo)- eu só quero saber qual dos 3 caminhos que estão à minha frente é que devo tomar!
Voz monocórdica- 1!
Roberto- obrigado, meu Deus! Devo apanhar o primeiro caminho que está à minha frente a contar da esquerda, ou da direita?
Voz monocórdica- Se for uma oração em nome de algum país, ou região do mundo afectada por algum problema, grite 2…
Roberto- o quê? Escute, eu só quero saber se….
Voz monocórdica- se for uma oração, a pedir ajuda para algum problema de saúde , grite 3… Roberto- mas eu não sei se….
Voz monocórdica- se for uma oração a pedir ajuda para algum problema existencial ou dúvidas de fé, grite 4….
Roberto- oiça, sua grande idiota, eu….
Voz monocórdica- se quiser obter a assistência técnica personalizada de algum Santo, Anjo ou Arcanjo, aguarde um momento, que já o irão atender, logo que possível….

Corta para um pequeno intervalo, para que os nossos leitores possam descansar os olhos, e façam alguma coisa totalmente diferente do que se passa neste post. Fiquem alguns momentos em reflexão, de preferência, de olhos fechados, com um incenso aceso no quarto, o som de uns gongos por trás, e as pernas cruzadas, respirando pelo diafragma, para libertarem os chakras de toda a tensão acumulada pela azáfama da semana laboral. Eu farei o mesmo. Depois, contem o que sentiram, e partilharemos as nossas experiências de relaxamento. De seguida, prosseguirei com a segunda parte desta história.


4 Comments:

Blogger Fräulein Else said...

Ahah!
É o livro Job actualizado. Fico à espera do desfecho. :) (Ou já o devíamos prever?)

2/05/2009  
Blogger Lugones said...

Oh...eu queria fazer mesmo o livro de Job actualizado e descobriram-me as intenções!
Agora vou ter de rever a história. Parece-me que ficará bem o seguinte: "Roberto acorda de repente, e vê que foi apenas um terrível sonho. Levanta-se da cama, estremunhado, e vai tomar banho. Depois, a câmara afasta-se de Roberto, e filma, a partir da janela de sua casa, a paisagem exterior: aí, vê-se um enorme deserto, um avião rebentado, e 3 caminhos de terra. Fim".
Penso que é um bom guião para vender ao Alexandre Valente, e às suas novas produções tuga com cheirinho a cinema comercial manhoso americano.
O que lhe parece? :)

2/05/2009  
Blogger Fräulein Else said...

A sua composição parece-me boa.
Entre os males de Job que são ditados por razões (divinas) que a razão humana desconhece e a "falta de comunicação" do seu Roberto com Deus, pareceu-me entrever a mesma incomensurabilidade. Por isso fiz a comparação, mas se calhar foi precipitada - não sei "onde quer chegar", como é evidente. :)

Quanto ao cinema português já nem merece a minha indignação, ou, "no comments".

2/06/2009  
Blogger Ela said...

Se o seu pecado é espiritual prima a tecla 3, se o seu pecado é carnal, prima uma tomada com os dedos molhados...

2/08/2009  

Enviar um comentário

<< Home