quarta-feira, junho 03, 2009

Um desafio para todas as mentes Artísticas e Criativas deste Mundo

Muitas pessoas afirmavam, ingenuamente, que a sua vida dava um filme. Esqueciam-se, contudo, de que não existe nenhuma alma interessada em assistir a 90 minutos desse espectáculo, por muito trabalho de Edição que pudesse haver, nem haveria um Produtor que quisesse investir num produto tão inócuo e fastidioso. As pessoas que afirmavam, ingenuamente, que a sua vida dava um filme, lembraram-se dos 15 minutos de fama do Andy Warhol, e passaram, então, a dizer, que a sua vida dava uma Curta-Metragem. Esqueciam-se, todavia, que Andy Warhol proferiu essa afirmação há muitos anos, e que os 15 minutos de fama são, obviamente, exagerados. Para além disso, para que servem as Curtas-Metragens? Para passarem no Onda Curta, e serem vistas por 200 pessoas?
Pensando neste problema, resolvemos criar o seguinte concurso: “A minha vida dava um Trailer”.
Os interessados, que podem ser de todas as idades, e de ambos os sexos, deverão enviar, para a nossa redacção, até ao próximo dia 15 de Julho, um filme, com a duração máxima de noventa segundos, gravado num qualquer meio à sua escolha (pode ser por telemóvel, por exemplo), onde, através de uma voz off, narrem, em poucos segundos, os acontecimentos mais interessantes da sua vida (um dia de trabalho que corra particularmente bem, uma viagem de que gostaram particularmente, uma cena de sexo com o(s) seu(s) parceiros, um drama familiar, uma saída à noite, uma conversa interessante, etc). O trailer deve ser acompanhado de uma banda sonora. De preferência, e se conseguirem arranjar alguma personalidade pública que possa aparecer num dia da vossa vida, coloquem-no, nem que seja para fazer uma cameo appearance. O público gosta sempre de ver caras conhecidas.
Serão seleccionados os 60 melhores trabalhos. Esses trailers farão parte do filme “Os Nossos Trailers Davam Uma Vida”, que será comercializado, posteriormente, em DVD.
Tal como acontece com os leitores de MP3, que nos pouparam da tarefa inútil de termos de ouvir o álbum de um artista, na sua totalidade, este filme permite-nos apreender e condensar os aspectos a reter da vida da pessoa, em 90 segundos. Sabemos que um minuto e meio é excessivo, e que 30 segundos bastariam, mas para isso é que servem os desafios. Cada DVD comercializado terá os trailers dispostos por uma ordem diferente, para dar a ideia de Shuffle.
O DVD não terá opções especiais. Apenas um trailer do filme, que terá a duração de um minuto e meio, e que narrará, em poucos segundos, os acontecimentos mais importantes do filme, que é, como dissemos atrás, composto pelos 60 trailers seleccionados.
Artistas de todo o mundo, AKA, toda a população do Planeta Terra, concorram, sejam criativos, e mostrem que a vossa vida vale a pena!

22 Comments:

Blogger E. A. said...

Eu tive um professor que numa aula nos disse que a nossa vida se resumia a 2, 3 datas importantes; mas quando temos 18/19 anos, sobretudo meninas/os rebeldes e arrogantes, como era/ainda é o meu caso, rimo-nos e pensamos que n é nada assim, q nós fartamo-nos de viver e experimentar e viajar e amar, mas, de facto, o tempo vai passando e percebemos que é mesmo assim, que são duas ou três coisas que fazem a nossa vida, e que é igual para todos.

6/03/2009  
Anonymous Anónimo said...

Pôxa Lugones, nota 10.

6/03/2009  
Anonymous Anónimo said...

Vale a pena da galinha, a pena do poeta, a pena da bigorna... Resumindo: a trabalheira, a fadiga, a dor.(A vida é sempre um vale de lágrimas?)
Eu gostava muito mais que a expressão fosse: "que a vida vale a peta!" ou a "penca" (a ficção, a fábula, a fantasia - divertida, de preferência...)
E agora, vou para o vale dos lençóis. :p

6/03/2009  
Blogger Lugones said...

Cara Papillon, teve professores mais sábios do que eu! Eu tive, por exemplo, uma professora de matemática que nos dizia que uma pessoa que se masturbava se estava a auto-prostituir. Escusado será dizer que não considero a aula em que ouvi isso um dos 2 ou 3 momentos mais importantes da minha vida.
Eu ainda sou optimista e, no fundo, ainda acredito que consigo preencher, a custo, o trailer de 90 segundos. Mas também acho que no tal filme final, que reuniria todos os trailers, aconteceria o mesmo que em muitas produções de Hollywood: uma ideia prolongada, e repetida, até à exaustão, em hora e meia de película.

Anónimo 1, nota 10 ao seu comentário, muito obrigado pela simpatia!

Anónimo 2, para não usarmos as velhas palavras do poeta, que lá dizia que tudo vale a pena, etc, também usarei o seu vale a peta.
Espero que no seu vale de lençóis coexistam a ficção, a fábula, e a fantasia, tudo de uma forma divertida, sem trabalheira, fadiga ou dor, onde tudo valha a penca!
(acho que esta frase é bonita, e os queridos leitores deveriam incluir o momento em que a leram no seu top 5 de vivências pessoais :)

6/04/2009  
Blogger E. A. said...

Sim, Lugones, tive a sorte de ter alguns professores do género "captain, my captain"... :)
Os mestres, hoje, tb estão em vias de extinção. :(

6/04/2009  
Anonymous stay sick said...

E não é o que se deseja do vale dos lençois, caro amigo? A reverie?
:p :p :p
by the way, esqueci-me de "assinar" o anterior comentário.

6/04/2009  
Blogger Lugones said...

É verdade que parece que os mestres estão em vias de extinção.
Talvez porque os próprios pupilos também desapareceram, ou desejem ter outro género de epifanias, e outros capitães noutros clubes de poetas mortos, talvez virtuais, e onde a única referência à palavra "poeta" esteja na sua certidão de óbito.

Stay sick, afinal eras tu! E eu a pensar que já tinha leitores novos :)

6/04/2009  
Anonymous stay sick said...

:)
E parece que tens.(Eu sou o anónimo Nº2; o 1º parece brasileiro)

6/04/2009  
Blogger E. A. said...

Sim, Lugones, a educação terá de ser concebida e realizada de outra maneira.
Mas esse é dos filmes q choro sempre muito muito :)

6/04/2009  
Blogger Lugones said...

Confesso que também sou sentimental em relação a muitos filmes, por isso, a minha lista de lágrimas também inclui, obviamente, o Clube dos Poetas Mortos, tal como as Invasões Bárbaras, o Aurora, e muitos outros filmes.
Quando estou no cinema, sempre dá para disfarçar, e começo a tossir e a meter a mão na cara para tentar disfarçar alguma "alergia" repentina.
Eis uma das minhas razões pelas quais eu nutro um certo ódio ao Clube dos Poetas Mortos. Via-o sempre em Televisão, e não dava para disfarçar, perante as outras pessoas presentes.
E chorar com o Robin Williams é duplamente triste.

6/05/2009  
Blogger E. A. said...

O Clube dos Poetas Mortos é, sobretudo, um hino aos valores superiores: a amizade, a lealdade, a liberdade, a capacidade de sonhar e de ser fiel a si próprio. É isto que faz com que a vida tenha sentido. (E isto ainda tem a ver com o seu post).
E tem o Ethan Hawke em menino, porque a beleza também é um valor. :D

6/05/2009  
Blogger Iacobus said...

Eu costumo chorar para dentro, mais ou menos como que para dentro da garganta. Tem a ver como essa área. Às vezes mesmo com filmes que não prestam e só por estar a olhar para aquilo (aquando destes, é ridículo). Dos dignos, por acaso não me ocorre nenhum. A minha memória precisa de tempo. Para o trailer, seria mais o que projectei do que o que vivi. Seria mais um daqueles trailers de personagem rebelde e frustrada por devido à impossibilidade de viver como projecta. O cinema compensa aquilo que não fazemos... Mas, por mais que goste de cinema, preferia fazer o que não faço, claro, em vez de projectar a projecção.

But I shall resist! :)

6/05/2009  
Blogger Lugones said...

Como já não falta muito para o aniversário deste humilde escriba, propunha que me oferecessem (para além do photoshop for dummies), uma compilação de trailers de filmes-hino aos valores superiores, mais o trailer sobre a impossiblidade de se viver como se projecta.
Os outros leitores mandarão os trailers que quiserem, mais um dinheirito, para eu gastar neste mês de festividades, ou outras prendas que achem oportunas.
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me, com amizade, e com os melhores cumprimentos

6/05/2009  
Anonymous stay sick said...

Habemus festa ou não?
Merecia, que 3 décadas são... 3 décadas! :p

6/05/2009  
Blogger Iacobus said...

Se reunisse as condições necessárias, juro que realizaria a oferenda! :D
Depois avise a data, que gostaria de retribuir a gentileza: dar-lhe os parabéns.

6/05/2009  
Blogger E. A. said...

Vai fazer 30 translações, Lugones? Muito bem, deve celebrar sim! Os 30 são os novos 16, n é? ;)

6/05/2009  
Blogger E. A. said...

Outro concurso de trailers: http://criar2009.gov.pt/ideiascriativas/
Viva o ano da "criatividade"! Viva a colonização da cultura pela economia!

6/06/2009  
Anonymous de se lhe tirar o chapéu said...

Oh Lugones, darlingui...está quase fazendo anos, né cara?
E festarola que é bom, nada, não é?
Pois...compreende-se, com estas modernices, já se pode chorar baba e ranho a ver filmes lamechas enquanto escreve uns alôs no MSN e a fazer caras de gozo enquanto se diz "está muito bom, muito bom". (oh oh oh)
Portanto, porque não festejar on line? Mandamos prendinhas pelo hi5, pode ser? Saem mais baratas e se não gostar, pode enviar a outro! :P
Exijo festa! E mais, exijo que haja doces!
E quando passar pelas redondezas, já agora, traga um chocolate e venha dar aquele abraço!
Beijinhos e abracinhos e muitos coisinhos e tal.

6/06/2009  
Blogger Lugones said...

Escrevo este comentário em noite de festejos laranjas, da cdu, do bloco de esquerda, do cds...como é habitual nestas coisas, quase todos reinvidicaram a vitória.
Por indisponibilidades de agenda (gosto desta frase pomposa), acabei por pertencer ao clube vencedor, o das abstenções.
E por aqui me fico quanto a comentários de actualidade política.
Vamos ao que interessa, ou seja, aniversários.
Este vosso modesto criado, que escreve este comentário agradece a várias povoações deste país por celebrarem tão efusivamente a data do seu aniversário. Em vários locais, o 24 de Junho é feriado. Os meus agradecimentos!
Caríssimas e queridas stay sick e de se lhe tirar o chapéu, não sei se haverá festa, ainda terei de pensar no assunto, mas não gosto de organizar essas coisas. Veremos como estará a disposição deste pré-Matusalém. Contudo, saliento, desde já, que não gosto dessa ideia de prendas por hi5! Se houver festa, haverá doces, fica prometido, desde que me deixem pôr música.
Frau Papi, também me parece um pouco que os 30 são os novos 16, mas só no caso daquelas pessoas que têm uma maturidade maior!
Falando sem gozar, acho, contudo, que já não há aquele estigma de início de velhice, e a jovialidade de aspecto e de espírito casa bem com a respeitabilidade da idade!
Vi agora o trailer e é absolutamente hilariante. Razão tinha o Ballard, ao dizer que, para o escritor, é cada vez menos necessário inventar o conteúdo ficcional das suas obras, e que a ficção já existe, sendo a tarefa do escritor inventar a realidade.
Não sei é o que Leonel Moura está a fazer naquele trailer. Ter-lhe-ão pago bem por aquela aparição criativa?

6/07/2009  
Anonymous Anónimo said...

anónimo 1 é de araraquara

6/08/2009  
Anonymous stay sick said...

Se o cerco apertar
e da capital tiveres que escapar
há um local
onde podes vir parar
:p :p :p


No T.A.G.V., dia 24:
http://www.youtube.com/watch?v=qSJ7ml1E7O0

(kaló na bateria, torpedo na guitarra, piroca no contra-baixo, tracy na voz, o nome do outro membro é que não sei).

6/08/2009  
Anonymous stay sick said...

Se o cerco apertar
e da capital tiveres que escapar
há um local
onde podes vir parar
:p :p :p


No T.A.G.V., dia 24:
http://www.youtube.com/watch?v=qSJ7ml1E7O0

(kaló na bateria, torpedo na guitarra, piroca no contra-baixo, tracy na voz, o nome do outro membro é que não sei).

6/08/2009  

Enviar um comentário

<< Home