sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Gravest Hits

Depois de ter feito um post sobre um não-obituário, sigo agora, de novo, para os obituários, deste feita, de um artista Rock. O Ângulo tem-se debruçado sobre este assunto, desde há uns anos, como aconteceu com músicos dos Go-Betweens, ou dos Pink Floyd (esquecemo-nos, por exemplo, de mencionar a morte de Arthur Lee, dos Love), por isso, já é uma tradição da casa.
Desta vez, falarei de Lux Interior (de seu nome verdadeiro Erick Purkhiser), vocalista dos Cramps, que morreu anteontem.
Àcerca dos Cramps travei aqui, há uns meses, uma polémica com a comentadora Stay Sick, fã devota desta banda.
Pegando em algumas ideias que deixei nessa troca de palavras, direi o seguinte: os Cramps foram uma das melhores bandas Rock de finais dos anos 70/inícios dos anos 80. Os seus primeiros discos continuam a ser, para mim, essenciais. Depois, entraram um pouco em piloto-automático e num clima de auto-paródia, que os tornou menos interessantes. Contudo, Lux Interior foi sempre um vocalista muito carismático e nunca deixaram de dar grandes concertos (como aconteceu no Campo Pequeno, em finais dos anos 90). Guardo ainda, em DVD, um fantástico espectáculo que deram num Hospital Psiquiátrico, na Califórnia, em finais dos anos 70 onde, os músicos da banda, a certa altura, se confundem com os próprios pacientes.
Como dívida de gratidão, pela grande influência que chegaram a exercer sobre mim, fica aqui um vídeo dos Cramps, gravado numa fase intermédia do grupo, quando já era uma banda "semi-goofy", mas bastante divertida.
P.S.:Como sempre, a crítica portuguesa olha a banda de soslaio e não tenho visto grandes referências a esta notícia. É pena.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Podes acreditar que fiquei comovida quando li a noticia...
Nem sou nada dada a idolatrias, mas os The Cramps são o meu grupo musical favorito e acompanham-me desde a adolescência...
Perdeu-se um vitalista.

2/07/2009  

Enviar um comentário

<< Home