quarta-feira, março 25, 2009

Algazel apresenta crítica literária

Depois da história do forrobodó nas areias do mediterrânico, em terras mexicanas do norte de África, voltei a tempo a Portugal para falar de dois temas do qual eu pessoalmente gosto muito: cinema e particularmente dentro do cinema, o realizador de cinema Robert Bresson.
Actualmente, há na cinemateca um retro-espectativa deste realizador ainda vivo, e que é o realizador vivo mais velho do mundo, ainda mais velho que o Oliveira, pois que o Bresson nasceu em 1901 e fez muitos filmes ao longo dos tempos e quiçá das décadas. A cinemateca representada por João Bernardo da Costa, está a fazer a retro-espectativa de todo o seu espólio cinematogárfico, desde filmes como pickpoquet (de 1959), ou muchete (de 1967), até filmes seus mais recentes, como Nikita (de 1990, com Elton John no papel principal), ou 5º Elemento (de 1997, em que entra a mulher de Bresson da altura, Milla Jovovich).
Bresson, que era primo do "Papa" do Surrealismo André Bresson, influenciou muitos realizadores, mas dizem que se dava mal com outro realizador francês da altura, Jean Pierre Melville, mais conhecido como o autor do livro da baleia Moby Dick, e que fez também uns discos com o pseudónimo de Moby.
Bresson e Melville inspiraram realizadores como Abbas Kairismaki, que fez o "Sabor da Melancia" ou "O vento levar-nos-á nas nuvens passageiras", ou André Sakharov, realizador da "Arca Russa", e vencedor do prémio do Nobel da Paz, em 1975.
Vão haver outros filmes bons na Cinemateca. Aguardem pela minha próxima crónica.

4 Comments:

Blogger Maria Ostra said...

Céus, ahah!
Que coisa tão cabotina! :D
Isso é concorrência às Ostras - não digo no conteúdo, mas na forma entre o "tonto e o lerdo" de fazerem posts!

3/25/2009  
Blogger Algazel said...

Maria Ostrológica, obrigados pelo comentário!
O que quer dizer cabotino? É algum termo cinematogárfico? É que eu tentei não fazer uma coisa muito dença, para não cansar os leitores.
Espero que estas referências que eu puz não tenham sido demasiado cabotinas, para que os leitores possam ter compriendido todo o conteúdo do post.
Vou agora ver o seu blog, uma vez que diz que o texto é parecido com ele.
Volte sempre, é amiga do Algazel?

3/25/2009  
Blogger Maria Ostra said...

Buédamiga as 2as, 4as e 6as-feiras, às 3as e 5as-feiras só amiga, e aos fim de semana não o conheço. Com os restantes saxoafónicos é quase a mesma coisa.
As Ostras não são cerebrais, nem misticas, nem palacianas. São só cabotinas. (Com a botina, percebe?).
Abraços ao Alga e ao seu duplo!
Espero vê-los em breve. Ao Low, também!

3/25/2009  
Blogger Ela said...

Desejo as boas vindas ao Algazel!

3/25/2009  

Enviar um comentário

<< Home