sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Conselhos Para o Bom Funcionamento de um blog. Leia isto! É Importante, e Pode Salvar A Sua Vida, ou a Vida de Alguém Que Ame

Segundo dados recentes, fornecidos pelo INB (Instituto Nacional de Bloguísticas), Portugal registou o maior número de novos casos de blogs entre a blogosfera em toda a Europa. De acordo com o último estudo, 50, 4% destes novos casos de blogs ocorreram na faixa etária entre os 15-25 anos, com uma predominância dos jovens urbanos da zona litoral centro.
Ainda de acordo com este estudo, 60% dos novos blogs consistem em blogs-relato-da-vida-diária, 30% em blogs de actualidades político-socialo-artística, e 10 % “outros tipos de blogs”.
Em todo o mundo, o número de blogs cresceu 60 vezes em 3 anos, estimando-se que o seu número actual seja de 35, 3 milhões, com o aparecimento de 75 mil novos blogs todos os dias.
Muitas pessoas comentam este fenómeno, mas poucos se debruçam sobre outro aspecto inquietante, a TAXA DE MORTALIDADE DOS BLOGS.
Apresento-vos aqui um gráfico, que ilustra bem a situação da mortalidade blogosférica no Território Português, no ano de 2008, em vários meses desse ano.
O gráfico assinalado a azul representa os blogs criados e mantidos por membros predominantemente do sexo masculino, enquanto a cor vermelha indica os blogs predominantemente femininos.



Ressaltam, deste já, alguns aspectos: a mortalidade Blogoviária foi bastante superior nos meses de Janeiro e Agosto.
“Porquê”, perguntarão:
Eu responderei- em Janeiro, porque é o mês da “tomada de todas as decisões”. Ou seja, “ano novo, vida nova”, as pessoas “acordam para a vida”, e resolvem “vivê-la”, sair de casa, fazer actividades, etc. As primeiras vítimas destas decisões são os blogs. Vêem-se muitos casos dramáticos de blogs (incluindo aqueles bastante jovens, com poucos meses de vida), com a seguinte mensagem de Janeiro: “último post. Resolvi mudar de vida, e de hábitos. Agradeço a todos os leitores”.
Como estas tomadas de decisão são breves, a taxa de mortalidade Blogosférica diminui logo no mês de Fevereiro, como se vê no gráfico.
O outro momento dramático ocorre durante o Verão, ou seja, durante as férias. Raro é o blog que passe incólume por esta perigosa Estação do Ano. Muitos ficam ao abandono, outros são negligenciados. Os poucos que sobrevivem fazem-no à custa de posts de “férias”.
Como o tempo é escasso, ficam aqui alguns conselhos que a Protecção Blogoviária criou para a sobrevivência e bom funcionamento dos blogs. E lembre-se: isto não acontece só aos outros. O próximo blog a falecer poderá ser o seu.
Conselhos:
1- Ao criar um blog, lembre-se da rede de contactos. Blog saudável é um blog com muitos amigos, que poderão zelar pela sua saúde. Desta forma, mande comentários para centenas de blogs em todo o mundo, com mensagens do género: “excelente blog. Trata desta problemática de uma forma muito interessante. Continuarei a visitá-lo. Parabéns!”. Os outros bloggers sentirão um quentinho no estômago, com esta demonstração de interesse, e ficarão amigos para toda a vida.
2- Não desespere com a falta de comentários. Quantos blogs não têm como último post o seguinte: “Acaba aqui este meu diário. Obrigado aos meus 2 leitores”? A falta de comentários não significa a falta de qualidade do texto. Seja proactivo! Aumente a sua rede de contactos! Promova-se! Diga três vezes todos os dias, antes de abrir o blog: “eu sou um bom blogger, sou interessante, e amo o que escrevo”.
3- Aumente a interactividade com os seus leitores! Faça passatempos, jogos, desafios! É fácil pegar, por exemplo, naqueles desafios da Antena 3, que dizem: “que tipo de fruta cristalizada é você?”. Incentive os seus leitores a preencherem questionários!
4- Escreva sobre temas “fracturantes”, do dia-a-dia. Aborto, Eutanásia, Barack Obama, o Homem-Gargalhada, etc. Vai provocar polémica, e debate de ideias, o que é bom.
5- Quando não escrever sobre temas “fracturantes”, faça posts auto-biográficos! Assim, os leitores identificar-se-ão consigo, darão o seu ombro amigo, e partilharão as suas experiências.
6- Escreva crónicas do “dia-a-dia”, com as quais as pessoas se identifiquem, a la Lobo Antunes. Por exemplo: “hoje fui à loja do cidadão, e foi o cabo dos trabalhos. Primeiro, tive de parar num parquímetro, meter dinheiro na máquina, e depois pagar a comissão ao arrumador. Depois, apanhei um segurança trombudo, que me mandou para 3 caixas diferentes, cada uma a cheirar pior que a anterior, e com uma fila maior, e uma senhora antipática, etc….”. Os comentadores, identificados com o que está escrito, dirão: “ahah, é isso mesmo! Comigo acontece-me exactamente o mesmo!”.
7- Não faça posts demasiado longos, com mais de 10 linhas. As pessoas maçam-se, e não lêem nem metade do que está escrito.
8- Acabe os posts com frases em grande, daquelas que as pessoas fiquem a pensar, e escrevem num papel, para ficarem expostas no escritório, para todos lerem.

9- Façam posts com imagens, bonecadas, e gráficos, para ficarem mais atractivos.
10- Etc
11- Nunca deixem uma ideia ficar a meio, durante um post. Isso cheira a indefinição, e os leitores odeiam isso.

5 Comments:

Blogger Boécio said...

Obrigado pelos conselhos, meu caro, acho que agora, se os seguir à risca, posso voltar a sentir confiança quando abrir a página do blogger. Grande abraço.

2/20/2009  
Blogger E. A. said...

Ahah! Eu acho que este blog deve actualizar-se e começar a trabalhar em photoshop... ;)

2/20/2009  
Blogger Lugones said...

Caro Boécio, eu próprio segui estes princípios enquanto estava a escrever este post. Tive de dizer que gostava muito da minha escrita para estar a ditar estes conselhos.
Também podíamos fazer um regulamento interno com princípios de auto-ajuda específicos para este blog, é uma coisa a pensar.

Papi, está a querer dizer, indirectamente, que acha que este Gráfico está adulterado, nomeadamente, pelo paint brush? :)
Até agora, tenho usado o paint por duas razões:
1- os resultados ficam com um ar mais patusco, artesanal.
2- não sei usar muito bem o photoshop (por falta de paciência, admito). Portanto, já sabem, quando este escriba fizer, um dia, anos,ofereçam-lhe um curso, com 10 princípios directos, simples, e proactivos, de iniciação ao photoshop!

2/21/2009  
Blogger E. A. said...

O tratamento amador de imagem ainda lhe dá mais graça!
Em todo o caso, quando fizer anos, eu envio-lhe o "Photoshop for Dummies". ;)

2/21/2009  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=SEAKYPovggw&feature=related

3/04/2009  

Enviar um comentário

<< Home