quarta-feira, junho 24, 2009

Folheto de Promoção a 7 Hills Sunny City

Em meados do Século XXI, Portugal transformou-se numa região europeia semi-desértica. As gerações mais novas emigraram, há muito, para outras paragens (Estados Unidos, Angola, resto de Europa, China, etc.). Ficaram os mais velhos que, depois de se terem reformado, voltaram para as suas aldeias de origem. Os imigrantes, obedecendo ao velho cartaz do PNR, apanharam o avião para outras paragens.

As grandes cidades foram sendo, aos poucos, reduzidas ao abandono. Os poucos serviços remanescentes concentraram-se nas outrora chamadas “Avenidas Novas”. As pessoas que trabalhavam, diariamente, nessas Avenidas Novas passaram a habitar, exclusivamente, nas chamadas “Cidades-Satélite”, em Condomínios de Luxo de Betão, com nomes apelativos como “Convent Walls”, “Jardins do Eden” ou “Luxury Enchantements”.

Os Centros Históricos tornaram-se locais decrépitos e insalubres, e muitas ruas foram fechadas ao público, por terem prédios devolutos, e em riscos de ruir a qualquer momento.
Até que várias empresas internacionais de recuperação de Cidades Históricas Internacionais se lembraram deste cantinho à beira mar plantado, e resolveram investir em força. Ao fim de um ano, surgiram as Cidades Históricas Recuperadas de Lisboa, Porto e Coimbra.

Segue-se, agora, um exemplo de folheto de promoção da Cidade Histórica de Lisboa (agora rebaptizada de 7 Hills Sunny City, Inc.), na versão portuguesa, destinado ao público luso-luso-descendente:

“Abriu as portas ao público, no passado dia 1 de Janeiro, a Cidade Recuperada de 7 Hills Sunny City, Inc., (que antigamente se chamava Lisbon).
A velha cidade de Lisbon estava desabitada há vários anos, depois de ter assistido a uma sucessiva vaga de migrações, que a privaram de toda a sua população, que chegou a atingir os 700.000 habitantes, em meados dos anos 80, do Século Passado.

Ora, a Portuguese Delight, S.A. (empresa de Construção Civil especializada na Recuperação de Cidades Históricas, e filial da grande empresa South European Delight, S.A.) em colaboração com a Empresa de Viagens Turísticas Latino Chik, Lda, teve a brilhante ideia de recuperar totalmente o Centro Histórico da cidade de Lisbon, mantendo as casas antigas, e o traçado original das ruas, mas dotando-as de modernas infra-estruturas e de todas as comodidades de uma grande metrópole civilizada e dinâmica.


As anteriores casas foram reconstruídas, preservando a fachada original, mas modificando todo o seu interior. Por isso, e como poderão ver nas fotos do site (www.7hills-sunny-city.com) há casas para todos os gostos: desde o Modelo Urbano-Rural 1, com lareiras incorporadas, e lenha artificial especial, que parece mesmo arder (todas as casas têm aquecimento central), até ao Modelo Urban Ultra-Chik, que funciona como um Condomínio Fechado.
As habitações possuem aspectos comuns (mobílias antigas em castanho, cozinha completamente equipada, televisão a cores e com TV Cabo, internet wireless…).

Todas as casas têm funcionários ao seu dispor, recrutados de entre os herdeiros dos antigos habitantes da cidade, e que fizeram previamente um Curso de Formação. Os funcionários (que são de origem portuguesa pura, o mais próximo possível de D.Afonso Henriques, e sem genes desviantes, descaracterizadores desta raça) vestem-se a rigor, com os trajes originais “Alfacinhas”, e estão imbuídos da pronúncia original desta cidade sud-europeia. Os funcionários sabem, obviamente, outras línguas.

Para além disso, cada um deles recebeu formação específica numa determinada habilidade típica lisboeta. Há funcionários que sabem, por exemplo, pescar nos barcos típicos portugueses, ou outros que sabem fazer um dos desportos típicos portugueses, a Tourada.
Como existe uma modalidade de “Turismo Por Motivações”, há, todos os dias, cursos de formação para todos os interessados que queiram aprender as artes portuguesas!

Sinta-se como um verdadeiro lisboeta e experimente ser varina, aguadeiro, amolador, poeta ou fadista durante um dia!
As actividades serão filmadas, e os interessados poderão mostrá-las aos colegas de trabalho, quando voltarem ao trabalho, no seu país de origem!
Um pouco por toda a cidade ouvirá, ainda, as vozes dos antigos habitantes, pois a Portuguese Delight, S.A., teve o cuidado de fazer uma recolha etnográfica, onde obteve os sons originais de Lisbon, e as vozes de anteriores habitantes. Para este efeito, há megafones, espalhados por todas as ruas, reproduzindo fielmente todos os sons que se ouviam há 50 anos, para que os visitantes se sintam transportados no tempo.
Se quiser ter um fim-de-semana romântico, na companhia de um/a genuíno/a espécime latino, há toda uma panóplia de bares e discotecas preparados para o efeito, onde funcionários treinados na arte original do engate lusitano, sem quaisquer tipos de doenças venéreas, e devidamente esterilizados, farão todo o trabalho por si. Experimente o fogo da paixão latina!
De que está à espera? Reserve já o seu lugar na 7 Hills Sunny City, a cidade recuperada do futuro!”

5 Comments:

Blogger Boécio said...

Eh pá, isto já está a andar ou é só mesmo daqui a uns anos? É que gostava de experimentar essas actividades quando aí chegar.

6/25/2009  
Blogger Alberto Colima said...

Muito bem! Sobreposição de realidades. Uma forma refinada de decadência. Original, sem dúvida.

6/25/2009  
Blogger Lugones said...

Parece-me que isto ainda não entrou completamente em acção.
Mas há locais híbridos, como o LX Factory, onde há um 2 em 1 no mesmo espaço- velhas galerias artísticas berlinenses e bares dignos de uma marina de Vilamoura

6/27/2009  
Anonymous stay sick said...

Retro-futurismo, mas muito difuso e sem substância acolhedora - essa Lx Factory. Mas aconselho a irem conhecer durante... 15 minutos, (os tais que duram a fama).

6/27/2009  
Blogger Lugones said...

Não critico propriamente o LX Factory,porque é um espaço com um enormíssimo potencial. Por isso mesmo é que ainda é um pouco frustrante, mas acredito que possa, um dia, ficar à altura dessa mesma grandeza que promete.

6/27/2009  

Enviar um comentário

<< Home