quarta-feira, junho 08, 2011

Uma nova aventura de Romualdo- Parte 1: As férias do Romualdo

Naquela tarde, Romualdo Castelo ligou o Facebook e deparou com um pedido de amizade, acompanhado da seguinte mensagem:
“Romualdo, és tu? Sou eu, a Mariazinha, do São Wojtyla II! Que saudades desses tempos lol! Lembras-te de mim? Temos de combinar uma saída! Grande beijo!”


Romualdo consultou as mais recentes galerias de fotografias que Mariazinha guardava no seu perfil. Gostou do que viu, particularmente das “Fotografias tiradas na viagem de finalistas a Porto de Galinhas – grande bebedeira lol”; da “Festa da Latada Gregoriada – grande bebedeira lol” e do “Baptizado do primo Martim – grande bebedeira lol”.

Mariazinha era bastante agradável anatomicamente e tinha um belo sorriso, mesmo depois de vomitar, como se comprovava na galeria de fotografias “bubas minhas e dos meus amigos 2010 lol”.
Por isso, Romualdo decidiu que seria de mau tom deixar de responder a tal mensagem, tal como achou de mau tom que uma mulher bonita como Mariazinha pudesse ver recusado um simpatiquíssimo pedido de amizade.

Com estes pensamentos em mente, depois de ter aceitado o pedido de amizade, respondeu do seguinte modo:
“Claro que me lembro de ti, Mariazinha! E lembro-me muito bem desses tempos do São Wojtyla II lol! Ainda no outro dia estava a pensar em ti e no resto do pessoal! Está tudo bem contigo? Temos mesmo de combinar uns copos, para matar saudades! Beijocas”.

Essa mensagem tinha um pequeno senão. Esse pequeno senão consistia no facto de Romualdo não fazer ideia de quem era Mariazinha. Foi pesquisar quais os amigos que tinham em comum. Nenhum, excepto uma Associação qualquer de defesa do bom-nome dos vegetais e uma editora com um nome esquisito, Angelus Novus, que Romualdo adicionara a pedido de um amigo com ambições de escrita.

Nem era de estranhar que Romualdo não conhecesse esta Mariazinha. Afinal, não sabia o que era esse tal de São Wojtyla II. Depois de uma rápida pesquisa Google, concluiu que se tratava de um Colégio religioso, que abraçava uma filosofia com um ultra moderno conceito de proactividade messiânica.
Romualdo estudara, com muito orgulho, na Escola Secundária do Vale da Azinhaga da Rebordeira e sempre olhara de soslaio para esses alunos burgueses de estabelecimentos de ensino privados. Às vezes, até ia para a porta de alguns desses colégios, para “catar os betos”.
Mas não havia nada a fazer. Romualdo teria de se comportar, a partir de agora, como um antigo aluno do colégio de São Wojtyla. Mais precisamente, teria de se comportar como “o” Romualdo do colégio de São Wojtyla II. Porque Romualdo Castelo tinha a certeza de que existia, algures, outro Romualdo, que teria a sua idade e que estudara nesse estabelecimento de ensino. Romualdo Castelo teria, impreterivelmente, de conhecer o seu homónimo e de estudar a fundo a sua biografia, os seus hábitos, a sua forma de vestir, de modo a poder fazer-se passar por ele, num hipotético futuro encontro que pudesse vir a ter com Mariazinha.
E não dispunha de muito tempo. Naquele instante, recebeu uma mensagem de Mariazinha, que dizia o seguinte:
“Oh Romualdo, estou tão contente por te lembrares de mim! Quando é que queres tomar um copo comigo? Temos de festejar para beber lol”
Romualdo precisava de dispor de alguns dias, para poder prosseguir calmamente a sua investigação, mas tinha de apresentar um motivo forte para não marcar qualquer encontro para os dias seguintes. Como tal, respondeu do seguinte modo:
“Agora estou no estrangeiro, em trabalho, mas logo que voltar, para a semana, eu aviso, para metermos as bebidas em dia lol”.

Para dar maior credibilidade à sua história e para que Mariazinha não pensasse que estava a mentir, Romualdo decidiu colocar umas fotos suas no Facebook, junto a alguns monumentos famosos, para dar a impressão de que estava mesmo de férias.
O problema é que não tinha, de momento, no computador portátil, quaisquer fotos suas em viagem, só havia umas fotos tiradas durante o Carnaval, no ano anterior, quando se vestira de Leão do Feiticeiro de Oz. Por isso, decidiu manipular algumas imagens no Photoshop.
Mas Romualdo não sabia trabalhar no Photoshop e não havia tempo a perder. Por isso, utilizou o Paintbrush. Eis o resultado final (por motivos de privacidade, tapei a cara do Romualdo).



Romualdo junto à Torre de Pisa:
























Romualdo no Monte Rushmore:


















Romualdo junto ao Farol de Alexandria:


























A Mariazinha gostou muito do que viu e passados poucos segundos já estava a fazer um comentário à foto tirada junto ao farol de Alexandria.
“Que giro, Romualdo! Eu também estive nesse sítio o ano passado! E estás vestido de leão! Sabias que eu também sou do Sporting? Temos muitas coisas em comum lol”