E se depois...
Desaparecem as vertigens do último sonho, perdido num canto do olhar,
num entardecer sombrio, no brilho do estertor
quando começamos a acordar.
Cerebral-místico-palaciano. «Do not go gentle into that good blog»
 Nascido numa família que quase completava duas equipas de futebol (era o último de dezassete filhos) cedo se viu obrigado a jogar à baliza, por inclemência e incumbência dos irmãos mais velhos. Dos pátios do bairro saltou para as escolas dinarmaquesas onde, vendo-se livre da autoridade que constantemente o remetia para entre os postes, percorreu todos os lugares da táctica. Mas o seu destino estava talhado e, em breve, mesmo contra a vontade da namorada, que preferia vê-lo ao ataque, voltou para a baliza. Desde essa altura não mais a deixou, ao contrário da namorada, Regine Olsen, que não suportou a decisão definitiva de Søren. Mais tarde evocará, no célebre Diário de um sedutor, os motivos deste afastamento que muito veio agradar às fãs.
Nascido numa família que quase completava duas equipas de futebol (era o último de dezassete filhos) cedo se viu obrigado a jogar à baliza, por inclemência e incumbência dos irmãos mais velhos. Dos pátios do bairro saltou para as escolas dinarmaquesas onde, vendo-se livre da autoridade que constantemente o remetia para entre os postes, percorreu todos os lugares da táctica. Mas o seu destino estava talhado e, em breve, mesmo contra a vontade da namorada, que preferia vê-lo ao ataque, voltou para a baliza. Desde essa altura não mais a deixou, ao contrário da namorada, Regine Olsen, que não suportou a decisão definitiva de Søren. Mais tarde evocará, no célebre Diário de um sedutor, os motivos deste afastamento que muito veio agradar às fãs. O mister Husserl começou por treinar como guarda-redes, mas o estágio com o veterano Franz Clemens Brentano (da equipa do século XIX) fez emergir nele o interesse pelas tácticas futebolísticas. A troca definitiva das luvas pelo banco (algo que o seu tutor nunca levou a cabo) deu-se a partir do momento em que entrou em contacto com as estratégias revolucionárias do seu agora adversário Immanuel Kant. Recusando a divisão tripartida do método kantiano, Husserl postula um estilo de jogo ainda mais teórico baseado na redução prévia das condições empíricas de cada partida, mas que visa uma percepção mais rigorosa da movimentação de cada adversário, segundo um método fenomenológico que o próprio designou como “regresso às fintas mesmas”. Os jogadores devem ser capazes de reconstruir a cada instante todas as condições de jogo, sendo que as suas sessões de treino começam invariavelmente com o tracejar das linhas no campo (a redução husserliana implica a abstracção prévia do próprio terreno de jogo). Uma outra invenção de Husserl é o termo “intencionalidade” (usado hoje em dia por todos os comentadores televisivos), que designa uma singular iniciativa atacante baseada na dialéctica com a apreensão pura da manifestação dos movimentos dos adversários, a base do método husserliano. Nos últimos anos, o treinador alemão tem tentado resolver os problemas que esta dialéctica da inter-subjectividade levanta (nomeadamente no que toca aos laivos de genialidade dos jogadores mais criativos, que não podem ser teoricamente antecipados) sem voltar a cair na famosa faculdade de ju(l)gar de Kant, considerada como um resquício dos preconceitos tácticos da velha escola.
O mister Husserl começou por treinar como guarda-redes, mas o estágio com o veterano Franz Clemens Brentano (da equipa do século XIX) fez emergir nele o interesse pelas tácticas futebolísticas. A troca definitiva das luvas pelo banco (algo que o seu tutor nunca levou a cabo) deu-se a partir do momento em que entrou em contacto com as estratégias revolucionárias do seu agora adversário Immanuel Kant. Recusando a divisão tripartida do método kantiano, Husserl postula um estilo de jogo ainda mais teórico baseado na redução prévia das condições empíricas de cada partida, mas que visa uma percepção mais rigorosa da movimentação de cada adversário, segundo um método fenomenológico que o próprio designou como “regresso às fintas mesmas”. Os jogadores devem ser capazes de reconstruir a cada instante todas as condições de jogo, sendo que as suas sessões de treino começam invariavelmente com o tracejar das linhas no campo (a redução husserliana implica a abstracção prévia do próprio terreno de jogo). Uma outra invenção de Husserl é o termo “intencionalidade” (usado hoje em dia por todos os comentadores televisivos), que designa uma singular iniciativa atacante baseada na dialéctica com a apreensão pura da manifestação dos movimentos dos adversários, a base do método husserliano. Nos últimos anos, o treinador alemão tem tentado resolver os problemas que esta dialéctica da inter-subjectividade levanta (nomeadamente no que toca aos laivos de genialidade dos jogadores mais criativos, que não podem ser teoricamente antecipados) sem voltar a cair na famosa faculdade de ju(l)gar de Kant, considerada como um resquício dos preconceitos tácticos da velha escola. Procedente da velha escola iluminista, efectuou uma verdadeira revolução no balneário, afastando algumas das estrelas do séc. XVIII, o que lhe ia custando o lugar de seleccionador. É considerado o pai da nova táctica, dividida em três áreas críticas: a pura, a prática e a da faculdade de ju(l)gar. A primeira área, a pura, visa optimizar matematicamente o posicionamento dos jogadores e a sua condição física; já com a prática pretende ajudar a responder à pergunta “que devo fazer?”, constantemente na cabeça do jogador antes, durante e após o jogo; finalmente, a faculdade de ju(l)gar tem como finalidade relacionar, com harmonia, as duas anteriores.  Foi o responsável pelo lançamento, na equipa titular, de muitos jogadores que vieram a revelar-se autênticos prodígios. Depois dele, nenhum sistema táctico escapou à sua influência.
Procedente da velha escola iluminista, efectuou uma verdadeira revolução no balneário, afastando algumas das estrelas do séc. XVIII, o que lhe ia custando o lugar de seleccionador. É considerado o pai da nova táctica, dividida em três áreas críticas: a pura, a prática e a da faculdade de ju(l)gar. A primeira área, a pura, visa optimizar matematicamente o posicionamento dos jogadores e a sua condição física; já com a prática pretende ajudar a responder à pergunta “que devo fazer?”, constantemente na cabeça do jogador antes, durante e após o jogo; finalmente, a faculdade de ju(l)gar tem como finalidade relacionar, com harmonia, as duas anteriores.  Foi o responsável pelo lançamento, na equipa titular, de muitos jogadores que vieram a revelar-se autênticos prodígios. Depois dele, nenhum sistema táctico escapou à sua influência.

 Correndo o risco de transformar este espaço numa secção de obituários do mundo da música, não posso deixar de dizer que morreu Grant Mclennan, um dos vocalistas e líder, juntamente com Robert Forster, dos australianos Go-Betweens.
Correndo o risco de transformar este espaço numa secção de obituários do mundo da música, não posso deixar de dizer que morreu Grant Mclennan, um dos vocalistas e líder, juntamente com Robert Forster, dos australianos Go-Betweens.