quinta-feira, dezembro 27, 2007

Linque Lique

Durante medio siglo
La poesía fue
El paraíso del tonto solemne.
Hasta que vine yo
Y me instalé con mi montaña rusa.

Suban si les parece.
Claro que yo no respondo si bajan
Echando sangre por boca y narices.

(Nicanor Parra, Versos de Salón)

terça-feira, dezembro 18, 2007

Sugestões de Prendas de Natal- O Disco do Ângulo

Como foi prometido há uns dias, o Ângulo inaugura hoje uma nova rubrica, as "Sugestões de Prendas de Natal", para ajudar os mais indecisos a escolherem as melhores prendas possíveis para os seus entes queridos.
Como primeira prenda, sugerimos o novíssimo EP de estreia dos Ângulo Saxofónico, entitulado "Let It Be You". É um disco temático, e contém os belíssimos temas "For You", "Hey You", "Found You" e, ainda, uma faixa escondida, um dueto Lugones/Boécio.
Algazel está em grande forma em todo o disco, arrancando brilhantes malhas de teclados psicadélicos. Lugones atinge notas arrepiantes com as suas guitarras minimalistas, Boécio encanta com a sua magnífica voz de tenor maligno e Safo faz inveja a Brian Eno, com uma produção cuidada e futurista, para além de nos deliciar com a sua bateria mágica.
O próximo disco será cantado em português, e terá uma temática hip-hop, em homenagem ao poeta Sam, the Kid.
O terceiro EP será cantado em latim.
Depois, faremos um "Live at Wembley", com versões de todas estas músicas cantadas em zulu.
Mas, até lá, comprem já o disco!
Se quiserem ir ouvindo, vão ao site português "Palco Principal"!
Saudações bondosos leitores!

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Ângulo Série B - 1

– Olá, Sr. X. Conte-me um segredo.

– asfdopecxrniewpxPossosismsenhorawer23498208420394234amorjneroq3i9nlsfahihdfa dinheirodfnskdjasfkajfojajfnaerfpoderanlfkjlqerwifhjkahflkajlkjlagoramnslfkalifknalnfladfasemprenrlkjlksajlfupoesjfajkkj49k3jç2kr23rfdopsfjhttp//:angulosaxofonico.blogspot.comjkjhdkjahskjdewhd.jbnlbe.

– Agora prometa-me que não o diz a ninguém.

– asfdopecxrniewpxPossosismsenhorawer23498208420394234amorjneroq3i9nlsfahihdfa dinheirodfnskdjasfkajfojajfnaerfpoderanlfkjlqerwifhjkahflkajlkjlagoramnslfkalifknalnfladfasemprenrlkjlksajlfupoesjfajkkj49k3jç2kr23rfdopsfjhttp//:angulosaxofonico.blogspot.comjkjhdkjahskjdewhd.jbnlbe.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Para um blog mais dinâmico do ponto de vista da produção escrita

Não é que o nosso muito querido blog não seja dinâmico. Existe uma dinâmica intrínseca mesmo nas estalactites que se encontram a muitas centenas de quilómetros de profundidade (nota: não sei se existem estalactites a centenas de quilómetros de profundidade). Quero com isto dizer que mesmo o nosso blog-estalactite possui uma dinâmica muito própria. No entanto, essa dinâmica não agrada à Associação Para o Desenvolvimento e Incrementação das Dinâmicas Bloguísticas que acaba de nos atribuir o prémio de Blog Inexistente do Mês. Não tanto pelas nossas temática e mitologia próprias, mas mais pela nossa incapacidade de alimentar essas temáticas e mitologias nos últimos tempos. Se no texto da entrega dos prémios foi mencionada a sempre louvável insistência com que Lugones nos vai tirando do marasmo não faltou uma referência à atitude apático-lasciva da Safo (talvez entretida em campanhas libidinosas), ao já cansativo e lamechas tom místico-filosófico-incompreensível de Algazel ou ao pretenso pós-modernismo de Boécio que tanto nos espeta com um tratado de filosofia de 50 páginas (ilegível como sempre) como espalha, como quem vai espalhando pedrinhas até ao covil das feras, os vídeos provenientes do You Tube sem qualquer referencial estético. Cumpre-me assim aceitar a crítica que nos é feita, e em meu nome e dos meus colegas, expressar o meu desejo-promessa de em breve animar esta terra com coisas nunca vistas. Até muitíssimo breve. E um obrigado a todos, em especial àqueles comentadores que todos conhecem e que, muito à custa da paciência e da perseverança, nos vão aturando.

As minhas gralhas angulares favoritas - 1

A certa altura, o autor, ao referir-se às mulheres de Don Juan diz assim: "Finalmente - exclama urna delas -, dei-te o amor." Não vemos necessidade de discorrer sobre esta gralha. Uma pérola.

O mito de Sísifo, Albert Camus, Livros do Brasil, pag.74

Adenda Angulo-Algazélica

O meu muito caro Lugones é, porque o conheço e sei bem do que estou a falar, um homem que tenta esgotar as possibilidades do mundo quando pega na pena ou, por outro lado e para ser mais consentâneo com a actualidade, quando prime o teclado do computador. Mas como um só homem não faz o mundo, mas dois já é um bom princípio e quatro um bom quadrado, gostaria de adicionar, como bom regressado do deserto, uma categoria mais à bem vasta galeria que Lugones acaba de delinear. Assim, é minha intenção adicionar uma nova categoria sob o título "As minhas gralhas angulares favoritas". Esta rubrica contemplará gralhas que os colaboradores do Ângulo forem encontrando por esse mundo de livros, revistas ou quaisquer outros documentos escritos fora. Como fundador de um novo género cabe-me a mim ostentar a primeira descoberta, de um sabor amargo mas muito subtil, que terão oportunidade de ler já aqui acima.

Novidades Natalícias (ou um Ângulo melhor, para o servir melhor)

Por vezes, é complicado escrever para o Ângulo. Surge uma ideia e ponho-me a pensar: será que este texto é suficientemente ângulês? Ou, então: será que esta ideia é ângulável (digna de aparecer no Ângulo). De vez em quando surgem pensamentos que parecem ser minimamente interessantes, mas não são verdadeiramente dignos de serem tidos em grande conta. Noutras ocasiões, certo material poderá não ser enquadrado facilmente numa filosofia angulosa.
Por isso, proponho a criação dos cadernos do Ângulo, um pouco como as secções do jornal Expresso, Público, ou outros pasquins afins.
Uma ideia que seja considerada minimamente interessante, mas não deveras interessante, apenas com alguma gracinha, corresponderá a um texto da Secção intitulada "ÂNGULO-SÉRIE B". Uma ideia de mau gosto terá uma classificação como os filmes americanos e virá acompanhada de uma advertência de teor didáctico e crítico.
Para aqueles que acusam o Ângulo de ser um blog oblíquo, opaco, autista, etc, surge a grande novidade: a criação do "Ângulo de mexericos e coisas fúteis". Aparecerá ainda a secção de "Actualidades e Política". Será publicada a "Carta do mês", premiando a melhor carta mandada pelos nossos queridos leitores. E vão aparecer, em breve, as nossas "Sugestões de Prendas de Natal".
Queremos fazer um Ângulo melhor, para agradar aos nossos leitores. Isto nada tem a ver com o nosso novo patrocinador, a Cerveja "Super Gargalhada" (a propósito, comprem-na, tem um sabor único e, ao mesmo tempo, refrescante, ideal para a época natalícia).
Um beja haja e boas festas, querido leitor!
A propósito, este texto que acabaram de ler pertence à Secção "ÂNGULO-SÉRIE B".

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Com efeito, a respeito de quem ou do que posso eu dizer: "Conheço isto!"? Este coração, em mim, posso senti-lo e decido que ele existe. Este mundo, posso tocá-lo e decido ainda que ele existe. Aí pára toda a minha ciência, o resto é construção. Porque, se tento alcançar este eu de que me apodero, se tento defini-lo e resumi-lo, ele não é mais do que água a escorrer-me por entre os dedos. Posso desenhar, um a um, todos os rostos que ele sabe tomar, e também todos aqueles que lhe foram dados, a educação, a origem, o ardor ou os silêncios, a grandeza ou a baixeza. Mas não se podem adicionar rostos. Mesmo este coração, que é o meu, ficar-me-á para sempre incompreensível. O fosso entre a certeza que tenho da minha existência e o conteúdo que tento dar a essa certeza, nunca estará cheio. Serei para sempre estranho a mim mesmo. Tanto na psicologia como na lógica, há verdades, mas não há verdade. O "conhece-te a ti mesmo" de Sócrates tem tanto valor como o "sê virtuoso" dos nossos confessionários. Revela nostalgia ao mesmo tempo que ignorância. São jogos estéreis sobre grandes problemas. Só são legítimos na medida exacta em que são aproximativos.

O Mito de Sísifo, Camus

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Novidades Cinematográficas- Corre, LOL! Corre



Depois do remake americano de "Funny Games", de Michael Haneke, eis que surge outro remake americano de um clássico do cinema Europeu dos anos 80, "Run Lola Run", de Tom Tykwer.

O mesmo realizador faz uma releitura desse filme, mas agora em versão de comédia romântica. O novo filme dá pelo título de "Run, LOL! Run" e conta, mais uma vez, com Franka Potente no principal papel.

O filme deverá estrear-se por cá em meados de Abril, com o nome "Corre, LOL! Corre", uma vez que a expressão LOL faz, actualmente, parte do nosso vocabulário corrente.

A nossa enviada aos Estados Unidos, Kathleen Gomes, fará, em breve, uma crítica antecipada ao filme.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

E Agora, Um Poster Catita Sobre Erros!


Ursinhos Carinhosos!