quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Exemplo de Post sobre temas actuais, e muito tratados na blogosfera e comunicação social


Este papel que vêem na imagem em cima está colocado numa parede, no Tribunal da Boa Hora, no Chiado.

Nele está escrita a seguinte frase enigmática: Não encostar
Tinta Fresca"

Será uma brilhante Alegoria ao Sistema Judicial, nomeadamente, à Reforma Penal?

Ou uma referência à mudança das instalações dos Tribunais para a zona da Expo, ficando o Tribunal da Boa Hora transformado em Hotel de Charme, mas mantendo-se, no fundo, tudo na mesma?

Fazendo uma referência musical, poderia colocar uma legenda sobre esta foto, dizendo: "Einsturzende Neubauten".
Poderíamos aplicar uma foto quase similar noutros temas fracturantes. Neste exemplo em baixo, cortei a referência Judicial, ao retirar o papel que diz "3ª Vara".
Assim, vou fazer uma Alegoria a outros temas fracturantes. Como o futebol, por exemplo.
Juntando referências autobiográficas, direi que este cartaz está colocado numa parede no interior do Estádio do meu Sporting. E em seguida, diria: sob o manto diáfano da fantasia, que constituiu a vitória sobre o Benfica, a nudez forte da verdade, na derrota sobre os alemães do Bayern.
Mas deixo-vos com a minha interpretação sobre o real significado deste papel: no fundo, como está escrito "não encostar tinta fresca", é isso mesmo que se pede. Para não encostar a esta velha parede tinta fresca. E porquê? Ora, porque a tinta fresca suja os casacos a pessoas distraídas como eu, que não reparam no que está escrito nos cartazes colocados nas paredes.

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Temas fracturantes

«Le tort de la philosophie, c'est de présupposer en nous une bonne volonté de penser, un désir, un amour naturel du vrai. Aussi la philosophie n'arrive-t-elle qu'à des vérités abstraites, qui ne compromettent personne et ne bouleversent pas. [...] Elles restent gratuites, parce qu'elles sont nées de l'intelligence, qui ne leur confère qu'une possibilité, et non pas d'une rencontre ou d'une violence qui garantirait leur authenticité. Les idées de l'intelligence ne valent que par leur signification explicite, donc conventionnelle. Il y a peu de thèmes sur lesquels Proust insiste autant que celui-ci: la vérité n'est jamais le produit d'une bonne volonté préalable, mais le résultat d'une violence dans la pensée. Les significations explicites et conventionnelles ne sont jamais profondes; seul est profond le sens tel qu'il est enveloppé, tel qu'il est impliqué dans un signe extérieur.»

(Gilles Deleuze, Proust et les Signes)

domingo, fevereiro 22, 2009

Exemplo de Um Post Pessoal

No post anterior, dei sugestões de textos que as pessoas poderiam escrever para manterem o interesse dos leitores nos seus blogs.
Uma dessas sugestões consistia na produção de textos autobiográficos.
Dou agora um exemplo de um texto desse género, a propósito, mais especificamente, de uma prenda.
A partir de um diálogo mantido a partir dos comentários ao meu último post, cheguei à conclusão de que quero receber o seguinte livro, como prenda de aniversário, quando chegar essa data.
Trata-se da mais recente Edição do Photoshop For Dummies, e já se encontra à venda, pela internet.
Curiosamente, a capa do livro foi feita de um modo propositadamente artesanal, fazendo lembrar os velhos desenhos em paint brush.







sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Conselhos Para o Bom Funcionamento de um blog. Leia isto! É Importante, e Pode Salvar A Sua Vida, ou a Vida de Alguém Que Ame

Segundo dados recentes, fornecidos pelo INB (Instituto Nacional de Bloguísticas), Portugal registou o maior número de novos casos de blogs entre a blogosfera em toda a Europa. De acordo com o último estudo, 50, 4% destes novos casos de blogs ocorreram na faixa etária entre os 15-25 anos, com uma predominância dos jovens urbanos da zona litoral centro.
Ainda de acordo com este estudo, 60% dos novos blogs consistem em blogs-relato-da-vida-diária, 30% em blogs de actualidades político-socialo-artística, e 10 % “outros tipos de blogs”.
Em todo o mundo, o número de blogs cresceu 60 vezes em 3 anos, estimando-se que o seu número actual seja de 35, 3 milhões, com o aparecimento de 75 mil novos blogs todos os dias.
Muitas pessoas comentam este fenómeno, mas poucos se debruçam sobre outro aspecto inquietante, a TAXA DE MORTALIDADE DOS BLOGS.
Apresento-vos aqui um gráfico, que ilustra bem a situação da mortalidade blogosférica no Território Português, no ano de 2008, em vários meses desse ano.
O gráfico assinalado a azul representa os blogs criados e mantidos por membros predominantemente do sexo masculino, enquanto a cor vermelha indica os blogs predominantemente femininos.



Ressaltam, deste já, alguns aspectos: a mortalidade Blogoviária foi bastante superior nos meses de Janeiro e Agosto.
“Porquê”, perguntarão:
Eu responderei- em Janeiro, porque é o mês da “tomada de todas as decisões”. Ou seja, “ano novo, vida nova”, as pessoas “acordam para a vida”, e resolvem “vivê-la”, sair de casa, fazer actividades, etc. As primeiras vítimas destas decisões são os blogs. Vêem-se muitos casos dramáticos de blogs (incluindo aqueles bastante jovens, com poucos meses de vida), com a seguinte mensagem de Janeiro: “último post. Resolvi mudar de vida, e de hábitos. Agradeço a todos os leitores”.
Como estas tomadas de decisão são breves, a taxa de mortalidade Blogosférica diminui logo no mês de Fevereiro, como se vê no gráfico.
O outro momento dramático ocorre durante o Verão, ou seja, durante as férias. Raro é o blog que passe incólume por esta perigosa Estação do Ano. Muitos ficam ao abandono, outros são negligenciados. Os poucos que sobrevivem fazem-no à custa de posts de “férias”.
Como o tempo é escasso, ficam aqui alguns conselhos que a Protecção Blogoviária criou para a sobrevivência e bom funcionamento dos blogs. E lembre-se: isto não acontece só aos outros. O próximo blog a falecer poderá ser o seu.
Conselhos:
1- Ao criar um blog, lembre-se da rede de contactos. Blog saudável é um blog com muitos amigos, que poderão zelar pela sua saúde. Desta forma, mande comentários para centenas de blogs em todo o mundo, com mensagens do género: “excelente blog. Trata desta problemática de uma forma muito interessante. Continuarei a visitá-lo. Parabéns!”. Os outros bloggers sentirão um quentinho no estômago, com esta demonstração de interesse, e ficarão amigos para toda a vida.
2- Não desespere com a falta de comentários. Quantos blogs não têm como último post o seguinte: “Acaba aqui este meu diário. Obrigado aos meus 2 leitores”? A falta de comentários não significa a falta de qualidade do texto. Seja proactivo! Aumente a sua rede de contactos! Promova-se! Diga três vezes todos os dias, antes de abrir o blog: “eu sou um bom blogger, sou interessante, e amo o que escrevo”.
3- Aumente a interactividade com os seus leitores! Faça passatempos, jogos, desafios! É fácil pegar, por exemplo, naqueles desafios da Antena 3, que dizem: “que tipo de fruta cristalizada é você?”. Incentive os seus leitores a preencherem questionários!
4- Escreva sobre temas “fracturantes”, do dia-a-dia. Aborto, Eutanásia, Barack Obama, o Homem-Gargalhada, etc. Vai provocar polémica, e debate de ideias, o que é bom.
5- Quando não escrever sobre temas “fracturantes”, faça posts auto-biográficos! Assim, os leitores identificar-se-ão consigo, darão o seu ombro amigo, e partilharão as suas experiências.
6- Escreva crónicas do “dia-a-dia”, com as quais as pessoas se identifiquem, a la Lobo Antunes. Por exemplo: “hoje fui à loja do cidadão, e foi o cabo dos trabalhos. Primeiro, tive de parar num parquímetro, meter dinheiro na máquina, e depois pagar a comissão ao arrumador. Depois, apanhei um segurança trombudo, que me mandou para 3 caixas diferentes, cada uma a cheirar pior que a anterior, e com uma fila maior, e uma senhora antipática, etc….”. Os comentadores, identificados com o que está escrito, dirão: “ahah, é isso mesmo! Comigo acontece-me exactamente o mesmo!”.
7- Não faça posts demasiado longos, com mais de 10 linhas. As pessoas maçam-se, e não lêem nem metade do que está escrito.
8- Acabe os posts com frases em grande, daquelas que as pessoas fiquem a pensar, e escrevem num papel, para ficarem expostas no escritório, para todos lerem.

9- Façam posts com imagens, bonecadas, e gráficos, para ficarem mais atractivos.
10- Etc
11- Nunca deixem uma ideia ficar a meio, durante um post. Isso cheira a indefinição, e os leitores odeiam isso.

sábado, fevereiro 14, 2009

"a definition" (para o dia de são valentão)

love is a light at
night running through the fog

love is a beercap
stepped on a while on the way
to the bathroom

love is the lost key to your door
when you're drunk

love is what happens
one year in ten

love is a crushed cat

love is the old newsboy on the
corner who has
given it up

love is what you think the other
person has destroyed

love is what vanished with the
age of battleships

love is the phone ringing,
the same voice or another
voice but never the right
voice

love is betrayal
love is the burning of the
homeless in an alley

love is steel
love is the cockroach
love is a mailbox

love is rain upon the roof
of an old hotel
in Los Angeles

love is your father in a coffin
(who hated you)

love is a horse with a broken
leg
trying to stand
while 45,000 people
watch

love is the way we boil
like the lobster

love is everything we said
it wasn't

love is the flea you can't
find

and love is a mosquito

love is 50 grenadiers

love is an empty
bedpan

love is a riot in San Quentin
love is a madhouse
love is a donkey standing in a
street of flies

love is an empty barstool

love is a film of the Hindenburg
curling to pieces
a moment that still screams

love is Dostoyevsky at the
roulette wheel

love is what crawls along
the ground

love is your woman dancing
pressed against a stranger

love is an old woman
stealing a loaf of
bread

and love is a word used
too much and
much
too soon.

(Charles Bukowski)

terça-feira, fevereiro 10, 2009

As Edições Paris/China Apresentam: Biografia Não-Autorizada do Ângulo Saxofónico


As Edições Paris/China orgulham-se de anunciar o lançamento, no próximo dia 18 de Fevereiro, da biografia Não-Autorizada do Blog "Ângulo Saxofónico". O seu lançamento coincide (mais coisa, menos coisa) com o 3º Aniversário deste famoso blog.
Do livro constam depoimentos de vários fãs, familiares e amigos dos autores do blog, bem como da história de cada um dos elementos do Ângulo, e o seu percurso até à formação Saxofónica clássica, conhecida dos nossos dias.


O/a autor(a) da biografia, de seu nome,” anonymous fan, nº14”, conta como conheceu os elementos do Ângulo: “foi em meados de 2007, num encontro nacional de bloggers. Como sempre, os Saxofónicos foram recebidos em apoteose, e quase não conseguiram subir ao palanque do recinto, para lerem os seus textos. Foi incrível, a assistência sabia de cor todos os textos, e não deixavam os autores lerem uma palavra que fosse. Houve 2 encores, num deles, o Algazel leu um poema de sua autoria, a solo. No segundo encore, fizeram, à desgarrada, um Rap, que viria a fazer parte, mais tarde, do álbum Morângulos Mix Verão 2008. A assistência estava extasiada. Os Saxofónicos eram muito belos, pareciam Deuses gregos, ou uns artistas rock, daqueles que morrem jovens e bonitos. E emanavam uma aura, uma energia…(..) foi o melhor encontro do bloggers a que já fui. Nesse momento, decidi seguir a carreira destes bardos, e escrever-lhes uma biografia que fizesse jus a uma centelha do seu talento”


Ficamos a saber que Algazel, Boécio, Lugones e Safo manifestaram interesse pela blogosfera desde tenra idade. O pai de Algazel, por exemplo, ajudou-o a fazer o primeiro blog, quando ele tinha 7 anos. Algazel apresentou, aos 13 anos, publicamente, e na íntegra, uma récita com base nos textos do blog de Pedro Mexia, numa hiper-produção, que durou 3 horas.
Lugones e Boécio colaboraram em vários projectos blogosféricos em conjunto, e foram a concursos de blogs, como o Blogga-aki, e à Festa do Blogante, junto dos militantes bloguistas.
Safo teve aulas de blogosfera num Colégio Privado Inglês, e foi uma das melhores alunas da sua Geração.
Os 4 elementos do Ângulo conheceram-se numa aula de Técnicas e Alusões Vagas ao Mundo e ao Ser, e decidiram formar o projecto, pouco depois.


O sucesso foi imediato, mas a um nível underground. Em 2007, os membros do Ângulo causaram escândalo, ao assumirem publicamente a sua condição Gargalhadiana, o que causou o boicote do blog em várias partes do mundo. Ficaram famosas as imagens de autos de fé em ruas de muitos pontos do globo, onde multidões em fúria incendiavam computadores que incluíam o blog na sua "Lista de Blogues a Seguir".
O sucesso à escala global apareceu já em 2008, com o Mega Êxito da saga Morângulos Com Açúcar. Apareceram os alter egos Buécio, Safinha, Low e Alga, que percorreram o globo, em várias digressões.
O sucesso desencadeou alguns problemas e excessos pessoais. Em consequência disso, os Saxofónicos abraçaram alguns projectos pessoais, como o Blog “Alga Zarra”, de Algazel; “Boécio a nu”, o blog de fotos artísticas de Boécio; ou “Os Pratos de Lugones”, onde este fazia actualizações diárias, em que mostrava, todos os dias, fotos das refeições que tinha comido.
Mas o Ângulo continua vivo e, como prova disso, correm rumores de que farão uma digressão monumental no próximo Verão, em Festivais Blogosféricos conceituados, um pouco por todo o mundo, onde contarão com a colaboração, em alguns textos, de ídolos teen-blogosféricos, como a autora do blog confessional "Adolescente Virgem Ninfomaníaca".

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Gravest Hits

Depois de ter feito um post sobre um não-obituário, sigo agora, de novo, para os obituários, deste feita, de um artista Rock. O Ângulo tem-se debruçado sobre este assunto, desde há uns anos, como aconteceu com músicos dos Go-Betweens, ou dos Pink Floyd (esquecemo-nos, por exemplo, de mencionar a morte de Arthur Lee, dos Love), por isso, já é uma tradição da casa.
Desta vez, falarei de Lux Interior (de seu nome verdadeiro Erick Purkhiser), vocalista dos Cramps, que morreu anteontem.
Àcerca dos Cramps travei aqui, há uns meses, uma polémica com a comentadora Stay Sick, fã devota desta banda.
Pegando em algumas ideias que deixei nessa troca de palavras, direi o seguinte: os Cramps foram uma das melhores bandas Rock de finais dos anos 70/inícios dos anos 80. Os seus primeiros discos continuam a ser, para mim, essenciais. Depois, entraram um pouco em piloto-automático e num clima de auto-paródia, que os tornou menos interessantes. Contudo, Lux Interior foi sempre um vocalista muito carismático e nunca deixaram de dar grandes concertos (como aconteceu no Campo Pequeno, em finais dos anos 90). Guardo ainda, em DVD, um fantástico espectáculo que deram num Hospital Psiquiátrico, na Califórnia, em finais dos anos 70 onde, os músicos da banda, a certa altura, se confundem com os próprios pacientes.
Como dívida de gratidão, pela grande influência que chegaram a exercer sobre mim, fica aqui um vídeo dos Cramps, gravado numa fase intermédia do grupo, quando já era uma banda "semi-goofy", mas bastante divertida.
P.S.:Como sempre, a crítica portuguesa olha a banda de soslaio e não tenho visto grandes referências a esta notícia. É pena.

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Auto da Providência Divina- 1ª Parte

Roberto ia sozinho, aos comandos do seu pequeno avião, quando um bando de perdizes entrou no motor do aparelho, obrigando-o a fazer uma aterragem de emergência. Apesar de ter aterrado são e salvo, apenas com algumas mazelas, o seu futuro não augurava nada de bom. Isto porque aterrou mesmo no meio do deserto, no local da confluência entre 3 caminhos de terra batida. Para além disso, Roberto viajava sem mantimentos. Neste momento de aflição, sem saber qual dos caminhos tomar, e sem rede no seu telemóvel, procurou o único tipo de auxílio possível: a Ajuda Divina.

Começa aqui a nossa pequena Peça, a que daremos o nome de Auto da Providência Divina

Roberto (benzendo-se)- em Nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo!


Roberto concentra-se e fecha os olhos, tentando entrar num recolhimento espiritual. De repente, começa a ouvir uma suave melodia celestial.

Roberto- Oh! Maravilhosa melodia Divina! Deus! Deus! És Tu, que na Tua Infinita Bondade e Misericórdia, me Vens dar a mim, um membro tresmalhado do Teu pobre rebanho, um pouco de alento, nesta hora tão difícil?

A melodia continua

Roberto- Deus! Tu, que És Infinitamente Santo,Tem compaixão deste Teu miserável descendente, verme desprezível, criatura pecadora e pecaminosa, e que está tão desesperado neste momento!

Nisto, a melodia interrompe-se e ouve-se uma voz monocórdica

Voz monocórdica- esta é a linha de Serviço de Atendimento ao Cliente da Providência Divina. Devido ao facto de haver muitas solicitações neste momento, o seu pedido de ajuda é capaz de demorar um pouco mais do que o habitual. A sua oração é muito importante para nós. Por favor, aguarde.
Roberto (desesperado)- Deus! Sei que me esqueço de Ti, não faço as minhas orações diárias, não dou dinheiro aos pobres, mas Ouve este meu pedido, por favor!
Voz monocórdica- A sua oração é muito importante para nós. Por favor, aguarde
Roberto- Deus!! Tem a bondade de me auxiliar!

A melodia continua, até ser interrompida, de novo, pela voz monocórdica.

Voz monocórdica- seja bem-vindo ao Serviço de Atendimento da Providência Divina! Para maior garantia de segurança, a sua oração será gravada nos Registos Divinos. Grite o seu pedido! Se for uma simples oração para obter bons resultados em exames, desafios de futebol, ou em encontros amorosos, grite….
Roberto (falando ao mesmo tempo)- eu só quero saber qual dos 3 caminhos que estão à minha frente é que devo tomar!
Voz monocórdica- 1!
Roberto- obrigado, meu Deus! Devo apanhar o primeiro caminho que está à minha frente a contar da esquerda, ou da direita?
Voz monocórdica- Se for uma oração em nome de algum país, ou região do mundo afectada por algum problema, grite 2…
Roberto- o quê? Escute, eu só quero saber se….
Voz monocórdica- se for uma oração, a pedir ajuda para algum problema de saúde , grite 3… Roberto- mas eu não sei se….
Voz monocórdica- se for uma oração a pedir ajuda para algum problema existencial ou dúvidas de fé, grite 4….
Roberto- oiça, sua grande idiota, eu….
Voz monocórdica- se quiser obter a assistência técnica personalizada de algum Santo, Anjo ou Arcanjo, aguarde um momento, que já o irão atender, logo que possível….

Corta para um pequeno intervalo, para que os nossos leitores possam descansar os olhos, e façam alguma coisa totalmente diferente do que se passa neste post. Fiquem alguns momentos em reflexão, de preferência, de olhos fechados, com um incenso aceso no quarto, o som de uns gongos por trás, e as pernas cruzadas, respirando pelo diafragma, para libertarem os chakras de toda a tensão acumulada pela azáfama da semana laboral. Eu farei o mesmo. Depois, contem o que sentiram, e partilharemos as nossas experiências de relaxamento. De seguida, prosseguirei com a segunda parte desta história.